segunda-feira, 30 de março de 2009

Aula do Bispado - 29 Mar 2009



Segue um breve resumo dos principais temas tratados da aula do bispado que é realizada sempre no quinto domingo do mês:

1. O trajeto do povo de Israel da escravidão no Egito até o novo lar na terra prometida perdurou por longos 40 anos. Durante este tempo, o Senhor através do profeta Moisés ensinou primeiramente os mandamentos, e continuamente voltou a ensinar os princípios de vida e conduta necesserários para a purificação das pessoas. O povo de Israel não estava qualificado a entrar na terra prometida. Tinha que ser ensinado repetidamente para incorporar estes ensinamentos em suas vidas.

2. Certa ocasião, o Senhor fez com que serpentes voadoras atacassem as pessoas com veneno mortal. Ao mesmo tempo, o Senhor pediu a Moisés que fincasse o seu cajado no alto de uma colina, e tomasse uma destas serpentes como ornamento em uma de suas extremidades. A advertência do profeta era que os feridos pelos ataques deveriam olhar para o alto desta colina, e o veneno seria curado. Muitos faleceram por não acreditar que esta simples atitude poderia curá-los do veneno mortal.

3. Muitas vezes somos surpreendidos pelo orgulho pessoal, e ignoramos a simplicidade do evangelho e dos conselhos dos profetas modernos quanto às nossas vidas, deixando-nos muitas vezes contaminados pelo veneno da iniquidade e dos maus hábitos. Contudo, quando aplicamos diligentemente os conselhos do Senhor, encontramos a cura de nossas enfermidades.

4. Por que vamos a igreja? Dentre as várias razões que podem ser identificadas nas escrituras, destacamos que a principal delas é a de adorarmos ao Pai Celestial em nome de Seu Filho unigênito, Jesus Cristo. Vamos à igreja para apresentar um sacrifício muito valorizado por Deus: um espírito manso e contrito. Abrimos nossos corações e mentes com humildade perante a Deus, e Dele recebemos a influência do Espírito Santo, ampliando com isto nosso entendimento espiritual, proporcionando com isto grande alegria para as nossas almas. Passamos a sentir o amor de Deus em nossas vidas: o fruto mais delicioso e agradável (1 Ne 8)

5. Muito embora recebamos a valiosa educação espiritual de nossos professores e oradores, renovamos convênios sagrados com Deus e mantenhamos o agradável convível com os nossos irmãos queridos, o mais relevante para as nossas almas é a adoração ao Pai Celestial em que nos engajamos. Esta precisa ser a nossa prioridade como membros da igreja quando visitamos as reuniões dominicais.

6. Como podemos melhor adorar a Deus nas reuniões dominicais da igreja?

a) Ser pontual. Pontualidade é uma demonstração de respeito e amor a Deus.
b) Estudar as aulas designadas anteriormente como parte da preparação espiritual para a adoração a Deus. Utilizar o tempo das aulas para formular perguntas no contexto da aula.
c) Ouvir com atenção os professores e discursantes, procurando através da oração individual aprender pelo Espírito os ensinamentos.
d) Ser reverente nas reuniões sacramentais: evitar ausentar-se, mesmo que por poucos minutos, das reuniões dominicais. Utilizar os intervalos para ir ao banheiro, tomar água e conversar com as pessoas.
e) Vestir-se de forma a refletir o testemunho que temos, e segundo os padrões ensinados pelos líderes da igreja: tanto nas reuniões dominicais, como principalmente quando visitamos o templo.

7. Precisamos fugir da pior de todas as serpentes venenosas: a auto complacência. Quando somos indulgentes com nossas imperfeições, impedimos o próprio progresso individual, e abastecemos a tocha do orgulho com o combustível da mentira. Deveríamos ser tão exigentes com nós mesmos quanto o somos com as pessoas a nossa volta.

Nenhum comentário: