segunda-feira, 6 de abril de 2009

Conferência Geral da Igreja - 4 & 5 Abril 2009

Foi um banquete espiritual!

Nos dias 4 e 5 de abril ocorreu a 179a. Conferência Anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Membros reunidos em praticamente todos os locais do mundo, seja nas sedes de estaca ou mesmo em suas próprias residências, ouviram as mensagens das Autoridades Gerais da igreja em cinco sessões distintas: quatro gerais (duas no sábado e duas no domingo) e uma específica do sacerdócio.

Muito embora não haja substituto para a audiência individual das sessões da conferência e a experiência espiritual que dela advém, aproveitamos para reportar algumas notas colhidas durante as sessões como referência para futuro estudo individual destes temas.

Sessão de sábado manhã (4 Abril)

1. Viver previdente significa: viver em alegria com os bens materiais que dispomos. Nossa felicidade não deve ser alicerçada em objetos materiais que tão facilmente são perdidos. Por outro lado, deve se alicerçar nas verdades e promessas do evangelho eterno (Elder Hales)

2. Dois gestos de amor inesquecíveis: ouvir "Eu te amo", e ouvir "Não podemos (ou não temos condições) de adquirir isto..." (Elder Hales)

3. Poupar para o futuro significa transformar benefícios temporários e imediatos em benefícos de alto valor no longo prazo. Para poupar, precisamos controlar os nossos apetites e vontades imediatas. (Elder Hales)

4. O melhor antídoto para o descontrole dos apetites e paixões é se aproximar do Senhor e do Seu evangelho. (Elder Hales)

5. Reverência a Deus e respeito ao próximo estão intimamente ligados.

6. Os adultos precisam ser exemplos de auto disciplina para as crianças, sob pena de propagarem para elas o sofrimento da deficiência no auto controle - essencial para o viver previdente (reflexão Exodo 20)

7. A reverência traz (ou convida) a revelação pessoal (Elder Packer)

8. Consideração e reverência ao endereçarmos os membros e líderes da igreja. Chamar as pessoas por irmão ou irmã, e aos líderes presidentes como bispo e presidente.

9. Em geral, a criança que mais cria distúrbios na primária, é aquela que justamente carece de maior atenção e apoio dos líderes.

10. Devemos estudar e apliar com afinco os princípios do sacerdócio em nossas vidas (D&C 20, 84 e 107)

11. Os princípios básicos do evangelho precisam ser sempre reforçados nas aulas, discursos e entrevistas.

12. Precisamos ser melhores cristãos, ou discípulos de Jesus Cristo nesta terra e dispensação.

13. Somos um povo de convênios divinos, que nos trazer força e poder.

14. Venceremos no final se perseverarmos nos compromissos assumidos nos convênios que fizemos com o Senhor (D&C 97:8-9). A observância dos convênios faz-nos provar maior sacrifício em nossas vidas, o que nos proporciona maior fé e de grande intensidade, ou mesmo infinita. A fé intensa proporciona grande poder.

15. Preparar-se para a adversidade nos momentos de prosperidade é uma medida sábia, tanto no campo material como espiritual.

16. O Senhor adapta a ajuda e as bênçãos associadas aos que as recebem, para então purificá-los. O Senhor ajusta a forma de nossas costas e lombos à carga que iremos transportar em nossas vidas.

Sessão de sábado tarde (4 Abril)

16. A escuridão espiritual é consequência das decisões erradas de indivíduos, famílias e nações (Elder Ballard)

17. Aprender com as lições do passado podem ser essenciais para o sucesso em sua vida (Elder Ballard)

18. Quando os membros não vivem o evangelho, e dele não dão bom exemplo, podem se tornar pedra de tropeço para aqueles que estão para conhecer o evangelho e a igreja (Elder Cook)

19. Precisamos ser amorosos com todos da família da fé, e independentemente do nível de comprometimento deles com o evagelho. Não devemos julgar (Elder Cook)

20. A fé exige obediência aos mandamentos para florescer, pois afinal a fé é uma bênção de Deus.
21. Quando os pais toleram condutas desobedientes ou rebeldes dos filhos, não permitem que eles adquiram maior fé em suas vidas.

22. Moroni 7:33 - Fé é poder.

23. Escolham viver pela fé! e não pelo medo.

24. Quando a adversidade chega na vida, o conforto de Deus é único.

25. Não há tragédia na morte. Outrossim, há tragédia no pecado (Pres. Kimball)

26. Quando moramos próximos ao templo, assuntos pequenos ou de menor importância parecem tornaram-se mais importantes e afetam a frequência ao templo (Elder Scott)

27. Planejem ir regularmente ao templo, disciplinando-se a visitar a casa do Senhor (Elder Scott)



28. Precisamos agradecer a Deus pelas provações que recebemos, pois através delas podemos demonstrar a Ele que venceremos. Nunca devemos reclamar das provações (Elder Scott)

29. Guardar os mandamentos e viver em retidão: não há o que se preocupar quanto ao futuro da família selada no templo.

30. "Aconselha-te com o Senhor em tudo o que tiveres que fazer ..." Manter oração incessante (Elder Nelson)

31. Orar sempre para que o evangelho seja pregado e aceito pelas pessoas para que possam estar preparados para o retorno do Salvador (Elder Nelson)



Sessão do Sacerdócio (4 Abril)

32. Ensinar aos jovens como ensinamos aos adultos (Elder Packer)

33. Ler e estudar D&C 89 - promessas da palavra de sabedoria (Elder Packer)

34. Jovens: não andem com "amigos" que preocupam os seus pais (Elder Packer)

35. Muito do trabalho do sacerdócio é realizado quietamente, em silêncio, sem fanfarras (Pres Monson)

36. Devemos nos guardar da corrupção do mundo (Pres. Uchtdorf)

37. Precisamos enfocar no que mais importa. Deve haver equilíbrio em nossas vidas (Pres. Uchtdorf).

38. Algumas vezes os próprios programas da igreja, quando levados aos extremos, podem prejudicar o esforço em nos dedicarmos aos temas mais importantes. (Pres. Uchtdorf)

39. História do profeta Neemias: "faço grande obra e não posso descer" De forma análoga, devemos nos empenhar com energia e atenção às nossas responsabilidades do sacerdócio, e não deixá-las antes de concluí-las. (Pres. Uchtdorf)

40. O Senhor nos ama pela resolução em nossas decisões. Sejamos pois resolutos. O Senhor procura homens como Neemias e com almas resolutas. Fiéis ao juramento e convênio do sacerdócio. Portam com valentia o santo sacerdócio. (Pres Uchtdorf)


41. Não estamos em tempos de paz. Há uma gerra entre o bem e o mal desde a rebelição nos céus. Somos os soldados de Deus engajados nesta luta. (Pres Eyring)

42. Cuidado com o "soldado abatido". Não deixamos ninguém para trás. (relato da incursão das forças especiais do exército americano na Somália em 1993, e retratado por Hollywood no filme "Blackhawck down"). (Pres. Eyring)

43. Parece que satanaz ao nos ferir espiritualmente, através das artimanhas que nos levam ao pecado, também nos anestesia para que não sintamos imediatamente a dor do ferimento espiritual. Com isto, faz com que este ferimento se alastre com o tempo, para então nos levar a morte espiritual. (Pres. Eyring)


44. Os portadores do sacerdócio são o exército do Senhor contra o mal (Pres. Monson)

45. Precisamos ser dignos do sacerdócio que possuímos (Pres. Monson)

46. É hora de todo portador do sacerdócio agir! (Pres. Monson)

47. Medidas que nos dão segurança espiritual quando na batalha contra o mal:
a) Estudar com diligência o evangelho. b) Orar com fervor. c) Viver em retidão. (Pres. Monson)

48. Não toque em algo imundo! Mantenha-se limpo "aqueles que trazem os vazos do Senhor" (Pres. Monson)


Sessão de domingo manhã (5 Abril)

49. Como discípulos de Jesus Cristo devemos sair da "arquibancada" e servir a Deus com determinação e resolução do lugar onde estamos.

50. O momento de agir é agora! (Pres Uchtdorf)

51. Ao tocarmos as nossas próprias vidas, sejamos felizes, fiéis e prontos para mudar quando somos chamados (Elder Snow)

52. Deus ouve as nossas orações e nos acompanha constantemente. Através das pessoas a nossa volta, Ele nos responde. Precisamos servir uns aos outros.

53. Quem vive só para si mesmo mucha e fenece. Quem vive para o próximo floresce.

54. Sua vida será tão grandiosa quanto a sua fé (Pres. Monson)

55. Nós que seguimos o Salvador, devemos ser preciosos. (Elder Oaks)

56. O egoista anda segundo a imagem do mundo.

57. Esta é a "geração do eu". O imperativo é a busca de muito por nada. Receber algo em troca de nada não baseia-se no evangelho do Salvador.

58. Somos mais felizes pelo que doamos, e não pelo que recebemos.

59. Pastorear e encaminhar sempre as pessoas para o templo. Seria um melhor líder na igreja se tivesse sempre esta diretriz no trabalho (Elder Bednar)

60. Alma 26: 5-6 - analogia dos feixes colhidos no campo (os novos conversos), sendo em seguida levados para o celeiro (o templo).

61. O fogo do convênio "arderá" em no coração daqueles que tiverem o seu lugar na casa do Senhor.

62. O Senhor nunca nos impedirá de tomar decisões medíocres, ou nos forçará em fazer o bem (pres. Monson)

Sessão de domingo tarde (5 Abril)

63. Salmos 24:3-5

64. Não há substituto para o programa de trabalho missionário com os membros. Os missionários precisam trabalhar melhor com os membros, e os membros precisam ser melhores missionários. (pres. Monson)

65. Muitas vezes os missionários passam mais tempo procurando pessoas para ensinar do que de fato ensinando o evangelho. Esta devia ser a prioridade dos missionários. (pres. Monson)

66. Evitem ou abandonem a ameaça da pornografia. O seu uso destrói a espiritualidade das pessoas (pres. Monson)

67. No reino de Deus, nos tornamos co-salvadores com o senhor Jesus Cristo. Quando servimos no templo vicariamente levamos a salvação proveniente das ordenanças do evangelho aqueles do outro lado do véu (pres. Monson)

Nenhum comentário: