segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aula do Bispado - 30 Nov 2008


Caros,
A última aula do bispado é resumida como segue:

Tema: Viver com Estabilidade Financeira em um Mundo de Grandes Mudanças

O Pres. Tanner, que serviu como conselheiro na Primeira Presidência de quatro Presidentes da igreja, resgatou de sua própria experiência de vida, como também de vários ensinamentos recebidos dos líderes da igreja, os sábios conselhos que se bem seguidos, trarão estabilidade financeira e paz de espírito para os indivíduos e suas famílias.

Os princípios são os seguintes:

1. Pagar o dízimo integralmente;
2. Viver dentro de suas posses, ou seja, sempre gastar menos do que se ganha;
3. Aprender a distinguir entre necessidade e desejo na hora de comprar;
4. Elaborar um orçamento e viver dentro dele;
5. Ser sempre honesto em tudo o que fizer;

Adicionalmente, destacamos alguns princípios essenciais que precisam ser perseguidos por aqueles que desejam gozar continuamente da companhia do Espírito Santo:

a) Buscar primeiro o reino dos céus;
b) Encarar sempre os bens materiais como bênçãos de Deus, pois de fato eles o são;
c) Fugir/evitar o débito financeiro, que acarreta juros que são um fardo pesado na vida das famílias. Não podemos nos tornar escravos dos juros;
d) Reservar mensalmente recursos para arcar com seguro de vida e de propriedade, como também para a poupança para emergencias familiares;

Alguns conselhos adicionais:

Pres. Spencer W Kimball (12o. Presidente da Igreja)

Cuidado com os Falsos deuses
"O Senhor tem nos abençoado como povo com prosperidade inigualável, comparado aos que viveram no passado. Os recursos colocados a nossa disposiçao são bons e necessários para que façamos nosso trabalho aqui na terra. Temo porém, que muitos de nós que fomos abençoados como rebanhos, gado, extensões de terra, fazendas e riquezas, tenhamos começado a adorá-los como falsos deueses, que agora têm poder sobre nós Será que possuíos mais dessas boas coisas do que nossa fé é capaz de suportar? Muitas pessoas passam a maior parte de seu tempo a serviço de sua própria imagem, que inclui dinheiro suficiente, ações, contratos, carteiras de investimento, propriedades, cartões de crédito, mobílias, automóveis, coisas essas que grantam segurança carnal durante a vida, que tais pessoas esperam que seja longa e feliz. Esquecem-se deo fato de que nossa designação é usar esses muitos recursos em nossa família e quoruns a fim de edificar o reino de Deus"

Pres. Nathan E. Tanner

Bens Materiais Não Garantem Felicidade
"Gostaria de acrescentar, à guisa de testemunho, que não conheço nenhum caso em que o acúmulo de bens além das necessidades e desejos razoáveis da família, haja acrescido felicidade e paz mental"

Viver com Simplicidade e Poupar
"Uma vez preenchidas as necessidades básicas, devemos ser frugais e poupar regularmente, a fim de acumular fundos para investimentos sem que antes hajam adquirido o hábito e economizar regularmente. Isto requer auto-disciplina e bom senso."

Integridade como Bandeira Pessoal
"O ideal da integridade jamais cairá de moda. Aplica-se a tudo o que fazemos. Como líderes e membros da igreja devemos ser o protótipo da integridade"

Os Pais são Responsáveis por Ensinar a Gestão Financeira aos Filhos
"Embora seja desejável, na nossa opinião, que toda pessoa aprenda nas escolas a viver na sociedade de consumo, a instrução básica cabe aos pais, que não podem deixar esse aprendizado vital ao acaso ou transferir a responsabilidade inteiramente às escolas e universidades"

Auto-disciplina é a chave
"A chave para gastar menos do que se ganha é simples: chama-se disciplina. Seja cedo ou tarde na vida, todos somos obrigados a aprender a disciplinar o Eu, os nossos apetites e anseios econômicos. Bendito é aquele que aprende a gastar menos do que ganha e põe um pouco de lado para os dias difíceis".

2 comentários:

Gilda Guerra disse...

Foi muito bom ter lido sua aula, já que ;por motivos maiors que meu desejo; não pude assistí-la!!!

Mais uma vez obrigada Bispo!

Unknown disse...

Como é bom, estar aqui tão longe e
ter o previlégio de compartilhar desta aula maravilhosa.
Obrigada meu querido Bispo.
Sonia - ala P.Grande