sexta-feira, 21 de novembro de 2008

"Constância em Meio a Mudança" - Pres. Tanner




O discurso do falecido presidente Nathan Eldon Tanner na conferência geral da igreja em outubro de 1979 não poderia ser mais atual para nossas famílias no final da primeira década do século XXI:

"Durante a II Guerra Mundial, o Elder Albert E. Browen, membro do Quorum dos Doze, compilou em livro um série de palestras radiofônicas à qual deu o titulo de “Constância em Meio a Mudanças” . As mensagens dessas palestras eram bastante oportunas para a época. Vivíamos num mundo em conflito, e o povo do mundo inteiro precisava de uma mensagem de certeza, confiança e estabilidade.
A época atual é bastante parecida, em muitos sentidos com aqueles turbulentos anos de guerra. Hoje enfrentamos muitas questões desconcertantes. Alem dos graves problemas de política internacional, vivemos um dos mais difíceis períodos econômicos de muitas décadas – o problema da inflação e administração financeira pessoal.
Gostaria de tomar emprestado o titulo do livro do Elder Browen e contar-vos algumas de minhas próprias experiências e convicções colhidas nos meus sessenta anos de vida profissional. Conheci todas as fases do ciclo econômico. Quando moço, ao iniciar minha vida de trabalho, experimentai a depressão financeira pessoal. Conheci a depressão nacional e internacional, bem como períodos de crise e inflação. Observei as pretensas soluções aparecerem e sumirem a cada mudança do ciclo econômico. Essas experiências me levaram à mesma convicção de Robert Frost, que disse certa vez:
“A maior parte das mudanças que pensamos ver na vida, é devida a verdades que estão em voga ou não.
O que gostaria de compartilhar convosco hoje, são muitas observações sobre os constantes e fundamentais princípios que, caso seguidos, proporcionarão segurança financeira e paz de espírito sob quaisquer condições econômicas.
Antes, gostaria de estabelecer uma base e traçar uma perspectiva dentro da qual se devem aplicar esses princípios econômicos.
Buscar Primeiro o Reino
Certo dia, disse-me um neto meu:
- Venho observando o senhor e outros homens bem sucedidos, e decidi que também quero ter sucesso na vida. Pretendo entrevistar o maior número possível de pessoas de sucesso, a fim de determinar como o conseguiram. Por isso, de acordo com sua experiência, vovô, qual é o elemento mais importante do sucesso?
Expliquei-lhe que o Senhor nos deu a melhor fórmula de sucesso que conheço: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” .
Alguns replicam que, mesmo não buscando primeiramente o reino, certos homens prosperam financeiramente. É verdade. Mas o Senhor não nos está prometendo apenas riqueza material, se buscarmos primeiro o reino. Sei por experiência própria que não é o caso. Nas palavras de Ibsen: “O dinheiro pode ser a casca de muitas coisas, mas não o cerne. Dá comida, mas não apetite; remédio, mas não saúde; conhecidos, mas não amigos; servos, mas não fidelidade; dias de alegria, mas não paz ou felicidade”
Bênçãos Materiais
As bênçãos materiais são parte do evangelho, quando obtidas com retidão e para o fim apropriado. Recordo-me de uma experiência do presidente Hugh. B. Brown. Como jovem soldado na I Guerra Mundial, estava visitando um amigo idoso no hospital. Esse amigo era um multimilionário que, aos oitenta anos, estava às portas da morte. Nem sua ex-exposa nem seus cinco filhos se davam ao trabalho de visitá-lo. Pensando nas coisas que seu amigo perdera, “que dinheiro algum poderia comprar, na sua trágica situação e profunda miséria” o presidente Brown perguntou-lhe como ele mudaria o curso de sua vida, se pudesse vivê-la novamente.
O idoso cavalheiro que faleceu dias depois, disse:
“Ao rever minha vida, vejo que o mais importante e valioso trunfo que eu poderia ter tido, mas que perdi no processo de acumular meus milhões, foi a singela fé que minha mãe tinha em Deus e na imortalidade da alma.
Você me pergunta qual é a coisa mais valiosa da vida. Não lhe sei responder melhor do que comas palavras do poeta”.
Então, pediu ao presidente Brown que pegasse um livrinho na sua pasta, do qual leu um poema intitulado “Sou um Estranho” :
“Sou um estranho na fé que minha mãe me ensinou.
Sou um estranho do Deus que ouvia minha mãe clamar.
Sou um estranho do conforto que me trazia a prece.
Dos braços eternos que ampararam na morte meu pai.
Quando o grande mundo chamou, tudo abandonei para segui-lo.
Sem notar, minha cegueira, deixei Sua mão escapar.
Sem perceber, em meu deslumbramento,
Quão vazia é, afinal, a fama;
Que a riqueza não passa de ouropel,
Como desde aí aprendi.
Gastei a vida buscando coisas,
Que desprezava quando as possuía.
Lutei e vencedor fui muitas vezes,
Mas tudo eu daria, fama, fortuna e os prazeres mundanos,
Se ao menos tivesse a fé que tornou minha mãe o que era”
O presidente Brown declarou: “este foi um testemunho de um homem à beira da morte, nascido na igreja mas que dela se havia desgarrado. Esse foi o brado dolorido de um home solitário que podia ter tudo o que o dinheiro compra, mas que perdera as coisas mais importantes da vida para acumular as riquezas deste mundo”
No Livro de Mórmon, o profeta Jacó nos dá um importante conselho sobre o assunto:
“Mas, antes de buscardes as riquezas, buscai o reino de Deus. E, depois de haverdes obtido uma esperança em Cristo, conseguireis riquezas, se as procurardes; e as procurá-las-eis com o fito de praticar o bem, para vestir os nus, alimentar os famintos, libertar os presos e dar conforto aos doentes e aflitos.”
O fundamento e perspectiva são, pois: buscar primeiro o reino, trabalhar, planejar e gastar com sabedoria, fazer planos para o futuro e usar a riqueza com que somos abençoados na edificação do reino. Guiados por essa perspectiva eterna e baseados nesse firme fundamento, podemos cuidar confiantes de nossas tarefas cotidianas e do nosso trabalho que deve ser cuidadosamente planejado e diligentemente exercido.
É dentro dessa estrutura que eu gostaria de expor cinco princípios de estabilidade ou constância econômica:
1. Pagar um dízimo honesto
Freqüentemente fico imaginando se nos damos conta de que pagar o dízimo não quer dizer doar alguma coisa ao Senhor e à igreja. Pagar o dízimo é pagar uma dívida ao Senhor. Ele é a fonte de todas as nossas bênçãos, inclusive a própria vida.
Pagar o dízimo é um mandamento, um mandamento com promessa. Se o guardarmos, é-nos prometido que prosperaremos no país. Essa prosperidade vai além das coisas materiais – poderá incluir boa saúde e vigor mental. Inclui solidariedade familiar e progresso espiritual. Espero que os que atualmente não são dizimistas integrais, procurem ter fé e forças para fazê-lo. Cumprindo essa obrigação para com o Criador, encontrarei muita, muita felicidade, conhecida apenas por aqueles que são fiéis a esse mandamento.
2. Viver com menos do que ganha
Descobri que não existe maneira de se ganhar mais do que se pode gastar. Estou convicto de que não é a soma de dinheiro que se ganha que traz paz mental, mas sim saber controlá-lo. O dinheiro pode ser um servo obediente, mas também um feitor severo. Aqueles que adotam um padrão de vida que lhes permita poupar um pouco, controlam suas condições financeiras. Os que gastam um pouco além do que ganham, são controlados por elas, são escravos delas. Disse certa vez o presidente Grant:
“Se existe uma coisa que traz paz e contentamento ao coração humano é a família, é viver dentro de nossos recursos. Não há coisa mais opressora, desanimadora e triste do que ter dívidas que não se pode saldar e obrigações que não se pode cumprir”
A chave para gastar menos do que se ganha é simples: chama-se disciplina. Seja cedo ou tarde na vida, todos somos obrigados a aprender a disciplinar o Eu, nossos apetites e anseios econômicos. Bendito aquele que aprende a gastar menos do que ganha e põe um pouco de lado para dias difíceis.
3. Aprender a distinguir entre necessidade e desejo
O apetite consumista é criado pelo homem. Nosso sistema de livre competição produz uma quantidade ilimitada de bens e serviços para estimular nosso desejo de querer mais e mais conforto e luxos. Não estou criticando o sistema ou a disponibilidade desses bens ou serviços. Preocupa-me tão só que nosso povo use bom senso em suas compras. Precisamos aprender que o sacrifício é uma parte vital da nossa disciplina eterna.
Neste país e em muito outros, muitos pais e filhos nascidos após a II Guerra Mundial, só conhecem condições de prosperidade. Muitos estão condicionados à satisfação instantânea. Foram criadas suficientes oportunidades de emprego para todos os capazes de trabalhar. Os luxos de ontem, para a maioria, são considerados as necessidades de hoje.
Isto é exemplificado pelos casais jovens que esperam mobiliar inteiramente sua casa e dar-se a luxos logo no início do matrimônio, que seus pais só conseguiram após muitos anos de sacrifício e luta. Querendo demais cedo demais, os jovens casais talvez se deixem tentar pelos crediários facilitados e assim mergulham em dívidas. Isto os impede de ter os recursos financeiros para seguir as recomendações da igreja no tocante ao armazenamento domestico de gêneros e outros programas de segurança.
Auto-indulgência excessiva e má administração financeira prejudicam grandemente o relacionamento matrimonial. A maioria dos problemas conjugais tem raízes econômicas: renda insuficiente para manter a família ou má administração do que se ganha.
Certo pai, ainda jovem, procurou conselhos financeiros com o bispo, contando uma história por demais conhecida: - Bispo, estudei engenharia e ganho um bom salário. Durante o curso inteiro, ensinaram-me a como ganhar dinheiro, mas ninguém me ensinou a como gastá-lo.
Embora seja desejável, na nossa opinião, que toda pessoa aprenda nas escolas a viver na sociedade de consumo, a instrução básica cabe aos pais, que não podem deixar esse aprendizado vital ao acaso ou transferir a responsabilidade inteiramente às escolas e universidades.
Débito Financeiro
Parte importante dessa instrução é explicar o conceito de débito. Para a maioria de nós, existem dois tipos de débito: de consumo e de investimento ou negócios. O débito de consumo provém de compras à crédito de artigos que usamos ou consumimos no cotidiano, como roupas, eletrodomésticos, móveis, etc, tendo que ser pago com ganhos futuros. Isto pode ser muito perigoso. Se perdermos o emprego, ficarmos doentes ou tivermos de enfrentar emergências sérias, teremos dificuldades em cumprir nossas obrigações. Comprar a prazo é a maneira mais cara de comprar, pois, ao preço do produto, são acrescidas as despesas administrativas do crédito, mas os pesados juros.
Compreendo que, ocasionalmente, os casados há pouco tempo tenham de comprar a crédito. Porém, recomendamos que não comprem alem do estritamente necessário e liquidem a dívida o mais rápido possível. Quando o dinheiro é curto, deve-se evitar o fardo adicional dos juros.
O débito de investimento deve ser totalmente seguro, a fim de não pôr em risco a segurança da família. Não invistais em empreendimentos especulativos. O espírito de especulação pode-se tornar inebriante. Já se perderam muitas fortunas pelo apetite incontrolável de ganhar mais e mais. Aprendamos com as lições do passado e evitemos escravizar nosso tempo, nossas energias e saúde ao apetite glutão das aquisições materiais.
O presidente Kimball deu-nos este conselho muito oportuno:
“O Senhor tem-nos abençoado como povo com prosperidade inigualável, comparado aos que viveram no passado. Os recursos colocados a nossa disposição são bons e necessários para que façamos nosso trabalho aqui na terra. Temo, porém, que muitos de nós que fomos abençoados com rebanhos, gado, extensões de terra, fazendas e riquezas, tenhamos começado a adorá-los como falsos deuses, que agora têm poder sobre nós. Será que possuímos mais dessas boas coisas do que nossa fé é capaz de suportar? Muitas pessoas passam a maior parte de seu tempo trabalhando a serviço de sua própria imagem, que inclui dinheiro suficiente, ações, contratos, carteiras de investimento, propriedades, cartões de crédito, mobílias, automóveis, coisas essas que garantam segurança carnal durante a vida que tais pessoas esperam seja longa e feliz. Esquecem-se do fato de que nossa designação é usar esses muitos recursos em nossa família e quoruns a fim de edificar o reino de Deus.”
Gostaria de acrescentar, à guisa de testemunho, que não conheço nenhum caso em que o acúmulo de bens além das necessidades e desejos razoáveis da família, haja acrescido felicidade e paz mental.


4. Elaborar um orçamento e viver dentro dele
A filha de um amigo meu, que estudava na BYU, foi fazer um estágio de um semestre numa escola estrangeira, e seus pedidos de dinheiro eram constantes. Sue pai, preocupado, acabou chamando-a pelo telefone internacional para saber por que precisava de mais dinheiro. A certa altura da conversa, a filha argumentou: “Mas, papai, posso dizer-lhe no que gastei cada centavo que me mandou”. Ele replicou: “Você parece não entender. Estou falando em um orçamento, um plano de gastos. Não me interessa uma lista do que gastou.”
Os pais, talvez, devessem identificar-se mais como o caso daquele universitário que telegrafou para casa: “Sem dinheiro não posso divertir-me. Seu filho”. O pai respondeu: “Que pena. Seu pai”.
Há anos venho observado, ao entrevistar pessoas, que um numero excessivo não dispõe de um orçamento sensato e não tem a disciplina necessária para segui-lo. Muita gente acha que um orçamento lhes roubará liberdade. Pelo contrario, as pessoas de sucesso aprenderam que o orçamento possibilita a verdadeira liberdade econômica.
O orçamento e administração monetária não precisam ser coisa complicada ou demorada. Conta-se a história de um imigrante que guardava as contas a pagar numa caixa de sapato, as contas a receber num gancho e o dinheiro na caixa registradora. “Não consigo compreender como consegue tocar seu negócio dessa maneira, como sabe quanto lucrou?”, comentou o filho. Replicou o pai: “filho, quando desci do navio, possuía apenas a roupa do corpo. Hoje, sua irmã é professora de artes, seu irmão é medico, e você, contador. Possuo um carro, uma casa e um bom negócio. Tudo pago. Assim, pois, some tudo, subtraia a roupa que eu usava e saberá meu lucro”.
Elementos de um bom orçamento
Os bons consultores financeiros explicam que todo bom orçamento conta com quatro elementos: primeiro, provisões para preenchimento de necessidades básicas, como alimentação, roupas, etc. Segundo, para manutenção da casa. Terceiro: para emergências, como poupança, seguro de saúde e de vida; e, quarto, para investimento seguro e programa de armazenamento.
Gostaria de comentar dois desses elementos. Nada parece tão certo na vida quanto o inesperado. Com os custos crescentes de atendimento medico, a única maneira de muitas famílias conseguirem enfrentar as despesas com acidentes, doenças ou de maternidade, particularmente em caso de parto prematuro, é o seguro saúde. O seguro de vida assegura a continuidade de rendimentos em caso de morte prematura do provedor. Toda família deveria ter um adequado seguro de vida e de saúde.
Uma vez preenchidas essas necessidades básicas, devemos ser frugais e poupar regularmente, a fim de acumular fundos para investimentos sem que antes hajam adquirido o hábito de economizar regularmente. Isto requer auto-disciplina e bom senso. Existem muitos meios de investimento. Meu único conselho: escolhei bem os corretores de investimentos. Assegurai-vos de que merecem vossa confiança, e se mantém um registro de investimentos bem sucedidos.
5. Ser honesto em todos os vossos assuntos financeiros
O ideal da integridade jamais cairá de moda. Aplica-se a tudo o que fazemos. Como lideres e membros da igreja devemos ser o protótipo da integridade.
Irmãos, procurei esboçar através desses cinco princípios o que se poderia chamar de um bom modelo de administração financeira e de recursos.
Tenho a esperança de que todos nós teremos benefício de sua aplicação. Presto testemunho de que são verdadeiros e que esta igreja e a obra em que estamos engajados também o são. Em nome de Jesus Cristo, Amém."

(Elder Nathan Eldon Tanner, 149a. Conferência Geral Semi-Anual - 6 out 1979, "Constancy Amid Change")

Nenhum comentário: