sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Templo de Roma, Itália (8 out 08)

Em 1850, três anos após a chegada dos pioneiros mormons em Utah, Jean Antoine Bosc tornou-se o primeiro membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Itália. Desde aquela época, os membros da igreja aguardam o dia em que teriam um Templo edificado em solo italiano. Este sonho tornou-se mais próximo da realidade quando o presidente Thomas S. Monson anunciou planos para um Templo em Roma na ocasião da última conferência geral da igreja (4 out 2008).

Membros da Igreja tem uma rica história na Itália. Os primeiros missionários enviados pela Igreja deixaram seus lares nos EUA e chegaram em Genova, Itália, em 25 de junho de 1850. Elderes Lorenzo Snow, que posteriormente tornou-se o quinto presidente da Igreja, Thomas B. H. Stenhouse e Joseph Toronto, um irmão nativo da Sicília, iniciaram o trabalho missionário nas montanhas de Piedmont na região de Torino. A liberdade religiosa havia sido obtida na area do Reino de Sardinia a apenas um ano antes.

Durante os três anos seguintes, entre 1850 e 1854, um total de 221 pessoas foram batizadas e foram organizados três ramos da Igreja em Angrone, St Germain e St. Bartholmew. Durante aquela época o folheto missionário "A Voz de Joseph", e o Livro de Mormon foram ambos traduzidos e publicados em italiano.

Muito do proselitismo na Italia cessou no início da década de 1860 devido a forte oposição local e a solicitação dos líderes da Igreja para que os membros italianos migrarem para Utah nos EUA. A missão italiana foi oficialmente fechada em 1862. Uma nova tentativa em reabrir a missão italiana ocorreu em 1900, mas a Igreja não obteve permissão legal na época. Passariam outros 40 anos antes que a Igreja tivesse uma presença formal no país, principalmente quando militares americanos foram deslocados para o país (2a. guerra mundial e novas bases militares da OTAN).

A Igreja foi novamente estabelecida entre o povo da Itália quando Vincezo di Franesca uniu-se à Igreja em 1951. Sua conversão ocorreu quanto ele encontrou uma cópia do Livro de Mórmon parcialmente queimada e sem a capa e página título. Durante este período, italianos uniram-se à Igreja em outros países do mundo, trazendo de volta a seu país a nova fé quando retornavam a seus lares. Eles passaram a frequentar a Igreja em conjunto com os irmãos militares que serviam na Italia, resultando no estabelecimento de vários ramos no país. O primeiro deles foi organizado em Nápoles em 28 abril 1963. Em 1964 a Igreja republicou o Livro de Mormon em italiano e no final deste mesmo ano, haviam 229 membros da Igreja vivendo na Italia.

Em 1964, Elder Ezra Taft Benson do Quorum dos Doze Apóstolos, que mais tarde seria o 13o. presidente da Igreja, formalizou o pedido ao governo italiano para que fosse autorizado o trabalho missionário no país. A permissão foi obtida e 20 missionários aptos para falar italiano foram enviados para a Italia em 27 janeiro 1965 para iniciar o trabalho em Turim, Milão, Brescia, Verona, Veneza, Pordenone, Como e Varese.

O crescimento da Igreja era devagar e constante entre os anos 1960 e 1970. Novas missões foram estabelecidas em Roma, Padova e Catania. Em 1978, haviam mais de 7.000 membros, e em 1990, aproximadamente 14.000 membros na Itália.

Para acomodar o crescimento da Igreja, estacas foram organizadas em Milão (1981), Veneza (1985), Puglia (1997), Roma (2005), Alexandria (2007) e Verona (2008). Hoje há na Itália mais de 22.600 membros em 102 alas e ramos, com vários deles na segunda e terceira gerações como membros da Igreja.

("First Temple Announed in Rome", 4 oct 2008, Newsroom, tradução livre)

Nenhum comentário: