sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Sacrifício nos Aproxima de Deus (11 nov 08)


Desejo compartilhar as notas de meu discurso recente sobre o tema Sacrifício:

1) O relato de Abraão quando jovem posto como sacrifício no altar de deuses de pedra, e seu posterior salvamento através de um anjo celestial, nos ensina que sacrifícios vãos não devem ser feitos, e que o Senhor nos protejerá sempre se O seguirmos em nossas vidas, como exemplificado por Abraão (PGV, Abraão, cap. 1).

2) O relato de Abraão e Isaque, seu único filho, quando instruído pelo Senhor levou-o a oferecer o seu próprio filho como sacrifício em um altar no monte Moriah. No último instante, um anjo celestial apareceu para interromper o sacrifício, salvando a Isaque da morte. A confiança em Deus e sua fé foram portanto testadas neste dramático sacrifício.



3) Jesus Cristo também foi levado ao sacrifício pela humanidade, sofrendo no jardim de Gestsemani por todos os nossos pecados e transgressões, e posteriormente doando livremente a sua própria vida na cruz, para que então pudéssemos viver com a esperança da vida eterna (D&C 19), através do arrependimento de nossos pecados. Diferentemente de Abraão, o Pai Celestial viu o Seu próprio filho na terra, o mais grandioso de todos, ser sacrificado em prol da humanidade, e desta vez não houve qualquer intervenção divina para que o sacrifício fosse interrompido. "Pois Ele amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)



4) "O sacrifício é substituir algo bom por algo muito melhor" - Pres. Tanner.

5) O sacrifício nos santifica. Nos purifica dos cuidados do mundo.

6) O dízimo é um sacrifício fundamental para o nosso progresso espiritual e temporal nesta vida, e essencial para o nosso progresso eterno.

7) Vários exemplos de sacrifícios pessoais à nossa volta nos inspiram a também nos sacrificarmos pelo bem das pessoas à nossa volta, e particularmente pelo progresso do reino de Deus na terra (exemplos de alguns irmãos dedicados da ala em suas atividades/designações).

8) O sacrifício de um "coração quebrantado e um espírito contrito" é o tipo de sacrifício que fazemos quando nos reunimos na reunião sacramental, e participando do sacramento, revigorarmos os convênios com Deus. Os sacrifícios nos aproximam de Deus, tornando-nos como Ele dispostos a nos sacrificarmos pelo bem da humanidade.

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus" (Efesios 5:2)


9) Uma ponte celestial é formada dos céus para as nossas almas quando nos sacrificamos pelo bem.

Nenhum comentário: