sábado, 22 de novembro de 2008

Obra Missionária (19 Nov 08)



O Presidente Brigham Young foi um grande missionário. Serviu missão na Inglaterra nos anos de 1839 a 1841. No manual “Ensinamentos dos Presidentes da Igreja”, pg 243 Brigham Young conta suas experiências, seus sentimentos e ensina sobre a Obra Missionária:

“Poucos deram tanto á causa da obra missionária como o Pres. Brigham Young. A descrição de sua chegada a Kirtland, Ohio, depois de servir no campo missionário por cerca de um ano, é um relato comovente do sacrifício que ele fez por esta obra: (...) Tudo que eu tinha eram dois filhos para cuidar, já que era viúvo. ‘Irmão Brigham você tinha sapatos’? Não. Nenhum sapato para proteger os pés, a não ser um par de botas emprestadas. Não tinha roupas de inverno, mas apenas um casaco feito em casa havia três ou quatro anos. ‘Você tinha calças’? Não. ‘O que você fez? Ficou sem’? Não. Pedi que me emprestassem uma até eu conseguir outra calça. Viajei, preguei e de todos os dólares que possuía. Tinha algumas posses quando comecei a pregar. (...) Viajei e preguei até não ter nada para voltar ao convívio dos santos, mas Joseph disse: ‘volte’. Regressei da melhor maneira que pude. (DNSW, 9 de março de 1867, p2).

(...) O evangelho deverá ser pregado ao mundo, de modo que os iníquos não tenham desculpa. É necessário que todos tenham o privilégio de receber ou rejeitar a verdade eterna, para que estejam preparados para ser salvos ou condenados. Nosso Pai Celestial, Jesus, nosso Irmão mais velho e o Salvador do mundo e todos os céus estão convocando este povo a preparar-se para salvar as nações da Terra e também os milhões de antepassados que dormiram sem evangelho. OS MISSIONÁRIOS DEVEM (SE PREPARAR ANTES), CONCENTRAR A MENTE E O CORAÇÃO NA MISSÃO E TRABALHAR DILIGENTEMENTE PARA TRAZER ALMAS A CRISTO (...) Não queremos que homem algum faça uma missão, a menos que dedique toda a alma a esse trabalho. Se os élderes não puderem sair com as mãos limpas e coração puro, é melhor que permaneçam aqui. Não saiam pensando que ao chegarem (á missão) irão purificar-se. Iniciem a jornada daqui com mãos limpas e coração puro e sejam puros da cabeça aos pés e vivam assim todas as horas. Partam dessa maneira, trabalhem assim e voltem limpos como uma folha de papel branco. É assim que deverão partir e, se assim não o fizerem, o sofrimento tomará conta do seu coração. As viagens e o trabalho dos élderes que estão prestes a sair em missão irão colocá-los em situações que farão com que busquem ao Senhor. Eles precisam viver sua religião, partir com o coração puro e mãos limpas e então pregar o evangelho pelo poder de Deus enviado dos céus. Não devem aproximar-se nem provar do pecado; e ao retornarem devem estar puros e limpos, prontos para encontrarem-se com os santos com o semblante ingênuo. Se saírem em missão para pregar o evangelho com leviandade e frivolidade no coração, procurando uma coisa e outra, e para aprender o que existe no mundo, e não tiverem uma mente concentrada- eu digo concentrada no sacrifício de Cristo na cruz, irão e retornarão em vão. Partam com lágrimas nos olhos, levando sementes preciosas e cheias do poder de Deus, cheia de fé para curar os enfermos até mesmo com o toque de sua mão, repreender e expulsar espíritos malignos e fazer que o pobres dentre os homens regozijem-se, e voltarão trazendo consigo seus molhos. Concentrem a mente na missão e trabalhem diligentemente para trazer almas para Cristo. (...) Quando os homens desfrutam do espírito de sua missão e compreendem seu chamado e posição diante do Senhor e das pessoas, vivem os momentos mais felizes de sua vida.

Nada, a não ser um testemunho pelo poder do Espírito Santo, é capaz de proporcionar-lhes luz e conhecimento e fazer com que se arrependam, de coração. Nada menos que isso jamais fará com que isso aconteça. (...) Que diga o que as pessoas devem acreditar, o que devem fazer -como devem viver, e ensine-lhes a obedecer os princípios de salvação-ainda que não seja capaz de produzir um único argumento lógico e possa tremer ao sentir a própria fraqueza; ao confiar no Senhor para adquirir forças, como tais homens geralmente fazem, concluirão, invariavelmente, que o homem que testifica pelo poder do Espírito Santo, conseguirá convencer e reunir maior número de pessoas sinceras e íntegras do que a pessoa que se vale meramente de argumentos lógicos. O pregador precisa do poder do Espírito Santo para dizer a cada coração a palavra certa, no momento certo. Os ouvintes necessitam do Espírito Santo para que a palavra de Deus a eles pregada dê frutos, o que se realiza para Sua glória.

CONTINUEM A TRABALHAR FIELMENTE E MANTENHAM I ESPÍRITO DA PREGAÇÃO E DO EVANGELHO Freqüentemente chamamos os irmãos para sair em missão e pregar o evangelho e eles partem e trabalham tão fielmente como podem, fervorosos em espírito, em oração, impondo as mãos, pregando e ensinando as pessoas a serem salvas. Dentro de alguns anos voltam para casa e, tirando apressadamente o casaco e o chapéu, dizem: ‘Religião, chegue para o lado. Agora vou trabalhar para conseguir algo para mim e minha família’. Isso é o cúmulo da insensatez. Quando um homem retorna de uma missão em que esteve pregando o evangelho, deve estar tão disposto a vir até este púlpito e pregar como se estivesse na Inglaterra, na França, na Alemanha ou nas ilhas do mar. Depois de voltar para cassa há uma semana, um mês, um ano ou dez anos, o espírito de pregação e o espírito do evangelho devem estar dentro dele como um rio que flui na direção das pessoas na forma de palavras, ensinamentos, preceitos e exemplos. Se isso não ocorrer, ele não cumpre sua missão. Voltem para casa de cabeça erguida. Mantenham-se limpos, do topo da cabeça à sola dos pés. Sejam puros de coração; caso contrário, voltarão prostrados espiritualmente, com o semblante triste e com o sentimento de que nunca mais poderão erguer-se. Os élderes fiéis que têm testificado dessa obra a milhares de pessoas nos continentes e ilhas do mar verão os frutos de seu trabalho, quer tenham dito cinco palavras ou milhares. Pode ser que não vejam esses frutos de imediato e talvez, em muitos casos, não antes do milênio; porém a influência do seu testemunho passará de pai para filho”.




Nenhum comentário: