sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Baile de Boas Vindas 2009



Em 2 janeiro próximo teremos a nossa primeira atividade do ano: baile de boas vindas de 2009
Venham se divertir com suas famílias e amigos.

A atividade terá excepcionalmente uma entrada por pessoa: 1kg de arroz tipo I

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Despedida de Zeni e Waldemar Mota - Nov 2008




Ficamos com muita saudade quando os irmãos Zeni e Waldemar Mota concluiram o seu chamado como missionários do templo de Campinas.

O irmão Waldemar enriqueceu a ala com a sua sabedoria, conhecimento e forte fé, que nos inspirou a todos. O seu exemplo de mansidão e bondade ficarão para sempre como um testemunho de que os servos de Deus são por Ele protegidos e guiados.

A irmão Zeni e a sua energia pessoal serve-nos de motivação constante: sempre avançar no serviço do Senhor com alegria e dedicação é o seu estilo de vida.

Muita felicidade em seu retorno para Teresópolis, Rio de Janeiro. O casal Mota será sempre contado como um valioso ativo da ala Sousas, onde quer que eles estejam vivendo.

Para mantermos sempre o contato, segue o endereço deles:

Praça Carmem Gomes, 371
Teresópolis, RJ - 25963-200

Despedida de Neide e Severino Silva - Dez 2008



Os irmãos Neide e Severino Silva serviram com muita dedicação em seu período como missionários do templo de Campinas. No início do próximo ano, eles retornarão para o seu lar de origem na cidade de Campos, Rio de Janeiro. Para nós, ele sempre serão os membros "honorários" da ala Sousas.

Desejamos muita felicidade ao casal! Ficará sempre a lembrança dos seus ensinamentos como professores da escola dominical de nossa ala, que com muita bondade nos ensinaram o evangelho.

O email deles é: neideqsilva@yahoo.com.br

Alguns Momentos Missionários de 2008

A obra missionária ganhou velocidade em nossa ala durante 2007-08. Seguem alguns momentos históricos para serem lembrados por todos.



Renata Xavier, Larissa e Fabiana Leopoldino, Pedro e Michel Moisés



Reginaldo Nascimento (líder da missão da ala) e Antonio Anselmo




Elder Messenger (aka MSN), Reginaldo Nascimento, Gabriel Teles, Lourdes Goes, Elder Stadler e Rafael Nascimento (sacerdote)



Família Leopoldino e os Missionários da Ala



Odete, Elza e José Antonio

































Festa de Natal - 2008

Neste ano fizemos uma festa de Natal diferente. Nos reunimos em uma chácara nas proximidades da capela para celebrar com muita conversa, churrasco, piscina, ping-pong e várias outras brincadeiras, o nascimento do Salvador Jesus Cristo.

O vídeo seguinte registra boa parte dos participantes e situações da atividade.


quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NATAL, A ÉPOCA MAIS LINDA QUE HÁ!

Natal é como os versos da canção Natividade, “esta é a época mais linda que há, vamos cantar que o natal perto está”.
Toda a preparação com a decoração, o planejamento da reunião de toda a família!!! As belas canções que muitas vezes nos trazem na memória outros natais. É realmente uma época muito feliz, de união e amor, e por isso mesmo; simbolizando esse amor; damos presentes àqueles que amamos.
Mas o maior presente já recebemos há tempos atrás, nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Natal. Jesus Cristo é o personagem principal deste grande evento.
Ele, que sendo o Rei dos Reis, nasceu aqui nesta Terra de forma humilde, e sem alarde.
“E aconteceu que estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar a luz. E deu á luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. (Lucas 2:6-7)
E viveu aqui pregando o amor, a paz, a ordem, a misericórdia, o perdão. E nos deixou o maior legado de todos, recebendo merecidamente, como encontramos nas escrituras, vários títulos....

PODEROSO
“Jesus e os discípulos entraram num barco para cruzar o mar da Galiléia. Enquanto navegavam, Jesus adormeceu, e uma terrível tempestade se formou. O vento soprava, e as ondas cobriam a embarcação. Os discípulos de Jesus pensavam que iam morrer, por isso, acordaram Jesus e gritaram: "Mestre, não se te dá que pereçamos?’ (Marcos 4:38)Jesus disse: “Por que temeis, homens de pouca fé?" (Mateus 8:26) “E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: ‘Cala-te, aquieta-te’. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” (Marcos 4:39). Quando cessou a tempestade, os discípulos maravilhados disseram: “Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4:41)
Algumas vezes ondas parecem querer nos encobrir, com mares furiosos e nosso Salvador Jesus Cristo continua aplacando-as de forma poderosa, ordenando: “Cala-te! Aquieta-te!”

MESTRE
Jesus, vendo uma grande multidão, subiu a uma montanha onde ensinou muitas coisas aos discípulos. Esses ensinamentos são chamados de o Sermão da Montanha.Em certa parte do Sermão da Montanha, Jesus prometeu bênçãos especiais, conhecidas como as Bem-Aventuranças, às pessoas que vivessem de determinada maneira.
Jesus ensinou ao povo muitos preceitos contidos na lei de Moisés, um dos quais dizia que os israelitas deviam amar o próximo e odiar os inimigos. Agora Jesus ensinava aos discípulos uma lei maior, a de amar os inimigos e fazer-lhes o bem. Disse também: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus".
Também ensinou que a porta e o caminho dos céus são estreitos e poucos são os que os encontram. Muitos escolhem a porta e o caminho largos que conduzem a destruição. (Ver 7:13-14.) "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus", disse Jesus, "mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus"Jesus comparou os que ouvem e obedecem as suas palavras com um homem sábio que construiu sua casa sobre a rocha. Quando vieram as chuvas, ventos e inundações, a casa não foi destruída, porque estava construída sobre um sólido alicerce. Depois comparou os que ouvem as Suas palavras, mas a elas não obedecem, a um homem insensato, que construiu sua casa sobre a areia. Quando vieram as chuvas, ventos e inundações, a casa caiu.
Ao terminar esses ensinamentos, o povo estava admirado de Sua doutrina, pois ensinava-os com autoridade e com o poder de Deus. (Mateus 5-7)

MISERICORDIOSO
Num sábado (Dia do Senhor), Jesus viu um homem cego de nascença. Os discípulos perguntaram-lhe quem pecara para causar essa deficiência física: o homem ou seus pais. Jesus respondeu que nem o homem nem seus pais pecaram. O Pai Celestial permitiu que ele nascesse cego, para que servisse de instrumento para demonstrar as obras de Deus. Jesus cuspiu na terra e com a saliva fez lodo e com ele untou os olhos do cego e disse-lhe: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” (...) O cego fez como Jesus dissera, e um grande milagre aconteceu. Quando o homem saiu do tanque, estava enxergando.Os vizinhos e demais pessoas que conheciam o homem ficaram espantados. Perguntaram: “Não é este aquele que estava sentado e mendigava? Uns diziam: É este”. Outros insistiam que era alguém parecido com ele, mas o homem cego declarou: “Sou eu”. Contou aos amigos como Jesus untara-lhe os olhos, devolvendo-lhe a visão.Os fariseus disseram que Jesus era um pecador, porque havia curado um homem no Dia do Senhor. “Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais?” Entao, perguntaram ao homem que fora cego quem era Jesus. Respondeu ele: "É profeta"Mais tarde, Jesus aproximou-Se do homem que foi curado e perguntou-lhe se ele acreditava no Filho de Deus. Disse o homem: "Quem é ele, Senhor, para que nele creia?" Jesus respondeu-lhe que ele vira o Filho de Deus e estava falando com Ele. O homem acreditou e adorou Jesus.
(João 9:1-17,35-38)

CONSELHEIRO
Nosso Salvador nos deixou vários ensinamentos através de parábolas como a do Bom Samaritano que se encontra em Lucas 10:25-37 : Um advogado perguntou a Jesus: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Jesus perguntou-lhe o que estava escrito nas escrituras, e o advogado respondeu: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo" Jesus explicou ao advogado que ele teria vida eterna se obedecesse a esse mandamento, mas o advogado perguntou: "Quem é o meu próximo?" A fim de responder à pergunta do advogado, Jesus contou a história do homem que estava viajando de Jerusalém para Jericó. No caminho, foi atacado por ladrões, que levaram suas roupas e espancaram-no deixando-o meio morto. Passou um sacerdote que, vendo o homem machucado, desviou-se para o outro lado da estrada. Depois, aproximou-se um levita, mas também se desviou para evitar o homem. Por fim, passou um samaritano, que parou para ajudar o homem ferido, lavando-lhe as feridas e cuidando delas. O samaritano colocou o homem em seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e ficou com ele a noite toda. No dia seguinte, o samaritano pagou o hospedeiro: (...) "E tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar" Jesus então perguntou ao advogado qual dos três viajantes foi o próximo do homem ferido. O advogado respondeu que fora o samaritano, e Jesus disse: "Vai, e faze da mesma maneira".


O GRANDE EU SOU
O Redentor também nos ensinou pelo exemplo a sermos humildes, João 13:4-15:
“Tendo Jesus participado da Última Ceia com os apóstolos, tirou o manto e cingiu uma toalha ao redor da cintura. Depois, despejou água numa bacia e começou a lavar e secar, um a um, os pés dos apóstolos. Quando Jesus Se aproximou de Simão Pedro, este perguntou por que o Senhor lhe estava lavando os pés. Jesus explicou a Pedro que ele não compreenderia o motivo naquele instante, somente mais tarde. Disse Pedro: "Nunca me lavarás os pés". Respondeu-lhe Jesus: "Se eu te não lavar, não tens parte comigo". Pedro retrucou-lhe: "Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça". Jesus explicou-lhe que era preciso apenas lavar os pés. Jesus disse aos apóstolos que nem todos estavam limpos, pois Ele sabia quem o trairia. Ao terminar de lavar os pés dos apóstolos, Jesus disse: "Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também".

SALVADOR
Nosso Salvador Jesus Cristo é nosso Pai, pois além de ser o Criador deste planeta e de tantos outros, é nosso Pai por ter pago por nossos pecados com sua própria vida! Ele que não tinha pecado algum, sofreu
Por amor e nós e á nosso Pai Celestial:
“Jesus levou os discípulos a um jardim de oliveiras, chamado Getsêmani, onde os instruiu: "Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar". Então, foi para dentro do jardim, levando Pedro, Tiago e João, a quem pediu que esperassem por perto, enquanto Ele ia orar (...) Um anjo do céu apareceu a Jesus e o confortava. "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão" (...)(Mateus 26:36-45; Marcos 14:32-41; Lucas 22:40-46; João 18:1)

REDENTOR
O Salvador expiou por nós, sofrendo no Getsêmani e dando a vida na cruz. O Pai Celestial tinha que permitir que Ele suportasse tudo sozinho. Tendo realizado todas as coisas, Jesus disse: "Tenho sede" (João 19:28). Rapidamente alguém embebeu uma esponja no vinagre, prendeu-a numa vara e levou-a à boca de Jesus (Mateus 27:48). Após receber o vinagre, Jesus clamou: "Está consumado" (João 19:30). Ele sabia que tinha cumprido Sua missão. Disse: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (...) (Lucas 23:46). Jesus curvou a cabeça e entregou a vida (Mateus 27:50).

EMANUEL
Mas Nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo venceu a morte!! Ressuscitou e está á frente de sua Igreja, do seu Evangelho verdadeiro e restaurado. Por Ele, todos poderão também ressuscitar. Por Ele temos todas as orientações para um dia podermos herdar a Vida eterna, que é o maior de todos os dons!!
Jesus retornará à Terra, mas Sua vinda será diferente do Seu nascimento em Belém. Quando vier pela segunda vez, virá com poder e grande glória (Mateus 24:30). Estará vestido de vermelho, e Sua glória será tão grande (...) "que o sol esconderá a face de vergonha e a lua reterá sua luz e as estrelas serão arremessadas de seus lugares. (D&C 133:48-49.)O dia da segunda vinda será "cheio de terror" para os iníquos. Os que não se arrependerem serão destruídos pelo resplendor de Sua vinda e serão queimados. (Malaquias 4:1).Será um dia glorioso para os justos. Os santos que estiverem na Terra serão transformados e arrebatados para encontrar-se com o Salvador. Os justos falecidos surgirão das sepulturas e também serão arrebatados para encontrar-se com Ele. ( D&C 88:96-97; 29:13.)

Jesus Cristo é o melhor presente para nossa noite de Natal e para todos os nossos dias. Seguindo seus exemplos poderemos ser felizes nesta terra e temos a promessa, de que assim agindo, poderemos rever nosso Salvador e Lhe dar o mais amoroso abraço e ouvi-lo nos dizer: “Bem está, servo bom e fiel (...) entra para o gozo do Teu Senhor!!” (Mateus 25:21)

Que todos da Ala Sousas tenham um Natal harmonioso, amoroso, em união, em paz e que presenteemos nosso Salvador Jesus Cristo amando-o, servindo-o com afinco e sendo sempre a luz para o mundo!!!

Feliz Natal!!!



terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Sacramental Especial da Primária - 14 Dez 2008



“Tema: Sou um Filho de Deus”

As crianças da Ala Sousas juntamente com suas líderes Rosângela Arêas, Andréa Pinto, Glória Moisés e Dulce Neves da presidência, Deborah Canova, líder do Programa Fé em Deus e as professoras Josenita Barbosa, Quézia Silgiber e Tereza Fillipi estão de parabéns pela bela apresentação da Sacramental Especial da Primária deste ano.

Todos os presentes sentiram o Espírito do Senhor e os corações foram tocados tão fortemente que muitos verteram lágrimas.... lágrimas de alegria, de agradecimento pelo evangelho ser conduzido pelo nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo.

O que vimos foi o poderoso exército do Senhor!!! As crianças se prepararam, se dedicaram durante todo o ano e apresentaram com muito amor todos os ensinamentos que receberam, exemplificando a todos, e particularmente a seus amados pais, a determinação, dedicação e mesmo sacrifício.

A Lúria Pinto e Pedro Moisés, ambos com 12 anos, expressaram os seus sentimentos sobre a Primária e compartilharam os seus testemunhos, que reforçaram o quão importante é o aprendizado e o fortalecimento da fé de nossas crianças desde cedo.

Realmente foi uma Sacramental pra lá de Especial!!!

Parabéns á todos!!!!

domingo, 21 de dezembro de 2008

EU TEMIA

Eu tinha medo de ficar sozinho, até que aprendi a gostar de mim mesmo!
Eu temia fracassar, mas percebi que só fracasso se desistir!!
Eu tinha medo do que as pessoas pudessem pensar de mim, até que percebi que o que conta realmente é o que eu penso de mim mesmo.
Eu temia ser rejeitado, até que percebi ter fé em mim mesmo...
Eu tinha medo da dor, até que percebi que o sofrimento só me ajuda a crescer...
Eu temia a verdade, até descobrir a feiúra da mentira!
Eu temia a morte, até que eu percebi que a morte não é o fim , mas o começo...
Temia o ódio, até que aprendi que o ódio é apenas ignorância!
Eu temia o ridículo, até que aprendi a rir de mim mesmo!!
Temia ficar velho, até que aprendi que ganho sabedoria a cada dia!
Temia ser ferido nos meus sentimentos, até que aprendi que ninguém consegue me ferir sem minha permissão.
Temia a escuridão, até que entendi a beleza da luz de uma estrela...
Temia mudanças, até que percebi as mudanças por que tem que passar uma bela borboleta antes de poder voar.

Vamos enfrentar cada obstáculo á medida que apareçam em nossas vidas com coragem e confiança, afinal já sabemos que temos dois amigos incansáveis, que nos acompanham a cada segundo, Nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo e o Espírito Santo.

E não se esqueça que no final, haverá sempre uma esperança a mais!!

Vivamos nossa vida sem temor!!




“Esforçai-vos, animais-vos e não temais (...) Porque o Senhor teu Deus é O que vai contigo, não te deixará e nem te desamparará. (Deuteronômio 31:06)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Gincana Obra Missionária - A Revanche!!!



Preparar... Certificar do que se quer e organizar a atividade é muito engraçado... para quem organiza ela começa ás vezes até mesmo um mês antes... sendo que a atividade dura aproximadamente uma hora... e deve ser contagiante... animada... envolver jovens, adultos e crianças... além de ter uma mensagem espiritual.
A atividade é minuciosamente arquitetada... pensar em tudo..como se estivesse acontecendo no momento em que está sendo preparada!!!
Tarefa difícil e demorada... “por trás das câmeras” é um trabalho difícil...mas incrivelmente amoroso e satisfatório...
Chegou o dia... últimos preparativos...quem vai tirar fotos?.... Algumas horas pra colocar tudo no lugar certo... Tentar não ser injusto.

Certificar que todos possam compreender tudo... Testes finais!!!
Chegou a hora... correria, calma, situações adversas, imprevistos, bom- humor, controlar tudo, verificar se os ajudantes entenderam tudo, ajustes de última hora, verificar se tudo esta acontecendo, ficar nervosa sem ninguém perceber, correr e tentar não deixar o coração descompassado, cuidar do prêmio e tudo...
E ainda por cima... no fim de tudo...organizar e guardar todas as coisas... Reavaliar, melhorar, consertar,ter certeza de que todos estão bem alimentados... felizes... gostaram... comeram...beberam...
Depois de tudo certo...todo mundo feliz... Alimentado e tal... Perceber só quando vai fechar as portas da capela que você não comeu nada... e mais ainda... também nada bebeu.
Mas, que alguém pensou em guardar pra você aquele bis... biscoito...bolo, refrigerante ou o que quer que seja... Porque notou que você não parou um minuto de se preocupar...de cuidar... de correr...e tentar fingir que estava calma!!!
Obrigado a cada um que participou... todos que de qualquer forma ajudaram...estando lá... ou mesmo sentindo por não estar... brincando, entrando no clima, sorrindo, gritando, rindo, desfrutando...

Agradecemos á todos pela cooperação!!!

Um grande abraço!!!

Enviado por Renata Xavier

Primária no Templo Programa Fé em Deus - 01 de novembro de 2008



No dia 01 de novembro de 2008 as crianças da Primária com os seus líderes visitaram o templo de Campinas, como parte do programa Fé em Deus.
O Presidente Silva deixou uma mensagem sobre o Templo para as crianças, que ficaram muito felizes.
Participaram dessa atividade Yago Rhaeder, Lucas e Mateus Soares, Lúria Rhaeder, Laressa Moreira, Laura e Isadora Silva, na companhia do Bispo da Ala Sousas irmão Reginaldo Canova, do primeiro conselheiro irmão Mário Arêas e das líderes da Primária Rosângela Arêas; presidente; Andrea Rhaeder; primeira conselheira, Glória Moisés; segunda conselheira e Deborah Canova, líder do Programa Fé em Deus.

Depois da mensagem as crianças foram conhecer o jardim do Templo.
No final saborearam um belo bolo, celebrando os aniversariantes do último trimestre, no apartamento do casal Jaime; no hotel do Templo. Foi uma tarde maravilhosa. As crianças conheceram melhor o Templo e a importância de se prepararem para lá estar um dia.

Enviado por: Maria da Glória Moisés – Segunda Conselheira Primária Ala Sousas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Falece Élder Joseph B. Wirthlin, membro do Quórum dos Doze Apóstolos

Faleceu, no dia 2 de dezembro, em Salt Lake City, Utah, Elder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, aos 91 anos.
Elder Wirthlin faleceu, em sua casa, em Salt Lake City, pacificamente por volta das 23h30 por causas naturais. Sua filha mais velha, Jane Wirthlin Parker estava presente.
Ele trabalhou normalmente em seu escritório até quinta-feira, dia 27 de novembro, feriado nos Estados Unidos.
O serviço fúnebre foi realizado na sexta-feira, 5 de dezembro, no Tabernáculo, em Salt Lake City.

Informações adicionais: http://www.newsroom.lds.org/ldsnewsroom/eng/
Fonte: http://www.saladeimprensa-sud.org.br/shownews.asp?v_news=54

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Conferência de Carnaval - 2005

A conferência de carnaval dos jovens da ORM em 2005 foi realizada em um amplo sítio nas proximidades da serra do Japí, Jundiaí. Foram obtidas tomadas de praticamente todos os jovens da ala que participaram: Larissa Santos, Renata Xavier, Tânia Soares, Juliana Neves, Mariana Vuitik, Daiane Santos, Daniele Santos, Ana Carolina Ferreira, Ana Luiza Ferreira, João Saides, Jaime Valter, Augusto Rovere, Ikael Pinto, Felipe Souza, Diego Morais e Moroni Areas.

É de fato um excelente registro histórico de nossos jovens, jovens adultos e dedicados líderes, nesta atividade que contribuiu para fortalecer a amizade.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Show da Primária - As Pulguinhas - 25 Agosto 2007

Como são talentosas as nossas crianças da Primária! Parabéns a elas e as suas lideres pela bela apresentação na celebração do aniversário desta organização em 25 de agosto de 2007. Vamos apreciar e recordar.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Show Musical ORM - Hawaii - 14 Jan 2006

Vamos recordar e apreciar esta apresentação dos jovens da ORM realizada no início de 2006. Ana Carolina Ferreira, Renata Xavier, Juliana Neves e Moroni Areas estavam entre os participantes, sendo talvez a última deles como jovens da ORM


Missionário Retornado - Daniel Ribeiro de Souza


Nem o calor, nem a distância poderiam impedir que os milagres ocorressem, pois "só cabra da peste serve no Nordeste". Foi com este espírito de alegria e muito desejo de fazer o melhor para o Senhor que conduzi os 24 meses em que estive servindo no sertão Nordestino. Russas-CE, Caicó-RN, São José da Mata-PB e Currais Novos-RN estão entre as cidades/áreas onde
servi a maior parte do tempo. Ao relembrar da época da missão sinto-me grato pela proteção e ótimos companheiros que tive. Aprendi algo com cada companheiro. Vivi um milagre em cada nova área e isso fortaleceu
meu testemunho.
Sou grato por ter servido ao Senhor em uma missão de tempo integral, presto meu testemunho que ao "perder sua vida no serviço ao Senhor, você a encontrará.
Em nome de Jesus Cristo , Amém.

Daniel Ribeiro de Souza

Missionário Retornado - Diego Lucas de Morais



“Presto meu solene testemunho de que não há trabalho mais importante, mais entusiasmante que o Deus do céu nos deu a capacidade de servir.

Nestes dois anos minha vida passou por muitas mudanças e experiências fantásticas. Se não tivesse sido preparado pelos meus líderes locais, provavelmente não teria ficado na missão. Sempre lembrei-me de seus conselhos.

A missão não é fácil e ás vezes achamos que as coisas têm que ser de nossa maneira. Mas não deve ser assim.
Este tempo foi único para minha vida.
Jamais me esquecerei dele!!!
Um missionário sabe que teve o sucesso quando : fez tudo o que pôde por determinada área, quando ele tem fé para ajudar as pessoas e principalmente quando deposita sua confiança em Deus e no Salvador.
Cristo vive esta é sua Igreja, em nome de Jesus Cristo.
Amém.”

Diego Lucas de Morais

Experiências e Sentimentos de Missionários Retornados servem de Exemplo e Incentivo para nossos Jovens


Temos grandes exemplos de irmãos e irmãs em nossa Ala que decidiram doar seu tempo ao Senhor e levar a luz do evangelho aos filhos de nosso Pai Celestial que estão na escuridão e perdidos procurando uma luz no fim do túnel. Em Ezequiel 34:12 está escrito: “Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas ; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão”

Recentemente dois de nossos jovens voltaram de suas missões, e as cumpriram com muito amor e afinco, podendo ser exemplo para os jovens valorosos que estão se preparando para um dia serem representantes de Nosso Salvador Jesus Cristo.

Algumas experiências e sentimentos serão gentilmente compartilhadas conosco.


Relato dos Discursos da Reunião Sacramental - 23 Nov 2008



No domingo, dia 23 de novembro, tivemos discursos muito inspiradores na Ala Sousas, centrados nos princípios do evangelho.
O primeiro conselheiro do bispado da ala Sousas, o irmão Mário Arêas, que dirigiu a reunião, nos relatou uma pequena história de um homem que tinha em pássaro lindo, com penas muito diferentes, que chamavam a atenção de seus amigos. E cada um deles que via aquele seu lindo pássaro pedia uma pena para si, e como ele não queria contrariar e nem magoar seus amigos, assim o fazia. Foi dando uma pena pra cada um deles até que, aquele que um dia fora um lindo pássaro, ficou totalmente sem penas. E assim acabou morrendo.
Podemos comparar essa história com aquelas pessoas que abrem mão de seus princípios; que as tornavam lindas e especiais as olhos de Nosso Pai Celestial. E como resultado, enfraquecem espiritualmente e se afastam do Senhor. Podemos então comparar isso com a morte do lindo pássaro!!

Em seu discurso a pequena Izadora da Silva falou sobre o que tem aprendido na Organização da Primária; que não devemos tatuar nosso corpo e nem usar piercings!!
O irmão Rafael Nascimento lembrou tanto a nós, quanto aos jovens do risco de se fazer escolhas erradas, de escolher bem os amigos, da importância do Seminário na vida dos jovens e também da Palavra de Sabedoria.

A irmã Luciana Duarte nos lembrou o que significa a palavra ‘princípio’ de acordo com o Guia de Estudo das Escrituras: “Doutrina, verdade ou lei básica e que os primeiros princípios do evangelho são fé no Senhor Jesus Cristo e arrependimento. Também nos lembrou, entre outras coisas, do valor do perdão e de não guardarmos mágoas. E como parte de seu discurso nos apresentou o texto “Instruções Para a Vida”, retirado do site http://www.blogger.com/www.mormon.com.br:
“Dê ás pessoas mais do que esperam, e faça-o com gosto.
Não acredite em tudo que escuta, nem gaste tudo que tem ou durma tudo o que quer.
Quando disser ‘te amo’, diga a verdade.
Quando disser ‘sinto muito’, olhe a pessoa nos olhos.
Jamais ria dos sonhos dos outros.
Nos desacordos, jogue limpo. Não ofenda.
Não julgue os demais por seus parentes.
Fale lentamente, mas pense com rapidez.
Quando perder, não perca a lição.
Lembre-se dos três ‘erres’: Respeito a você mesmo. Respeito aos outros. Responsabilidade por suas ações.
Não permita que uma pequena briga estrague uma grande amizade.
Quando perceber que cometeu um erro, tome medidas imediatas para corrigi-lo.
Abra seus braços para as mudanças, mas não abandone seus valores.
Leia mais livros e veja menos TV.
Viva uma vida boa e honrosa. Assim, quando estiver velho e lembrar-se do passado, verá como a aproveitará pela segunda vez.
Confie no Senhor e faça a sua parte.
Uma atmosfera amorosa em seu lar é importante. Faça todo o possível para criar um lar tranqüilo e harmonioso.
Quando tiver desacordos com seus entes queridos, restrinja-se à situação atual. Não traga de volta o passado.
Compartilhe seu conhecimento.
Seja gentil com o planeta.
Ore! Há um poder imensurável na oração.
Ocupe-se com seus próprios assuntos.
Se você ganha muito dinheiro, use-o para ajudar aos outros, enquanto ainda está vivo. Essa é a melhor satisfação que a riqueza pode lhe dar.

E terminamos nossa reunião sacramental com um discurso muito especial e inspirador do Patriarca Elésio Ribeiro. Que nos falou também sobre a importância de mantermos nossos princípios, os convênios sagrados para que um dia voltemos a viver em glória com nosso Pai Celestial!!
Foi um discurso que pôde nos trazer muito conhecimento sobre a vida do Profeta Joseph Smith e de como ele é um exemplo de guarda dos princípios de evangelho.

Realmente pudemos sair da Ala Sousas revigorados com muita reserva espiritual para a semana!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Aula do Bispado - 30 Nov 2008


Caros,
A última aula do bispado é resumida como segue:

Tema: Viver com Estabilidade Financeira em um Mundo de Grandes Mudanças

O Pres. Tanner, que serviu como conselheiro na Primeira Presidência de quatro Presidentes da igreja, resgatou de sua própria experiência de vida, como também de vários ensinamentos recebidos dos líderes da igreja, os sábios conselhos que se bem seguidos, trarão estabilidade financeira e paz de espírito para os indivíduos e suas famílias.

Os princípios são os seguintes:

1. Pagar o dízimo integralmente;
2. Viver dentro de suas posses, ou seja, sempre gastar menos do que se ganha;
3. Aprender a distinguir entre necessidade e desejo na hora de comprar;
4. Elaborar um orçamento e viver dentro dele;
5. Ser sempre honesto em tudo o que fizer;

Adicionalmente, destacamos alguns princípios essenciais que precisam ser perseguidos por aqueles que desejam gozar continuamente da companhia do Espírito Santo:

a) Buscar primeiro o reino dos céus;
b) Encarar sempre os bens materiais como bênçãos de Deus, pois de fato eles o são;
c) Fugir/evitar o débito financeiro, que acarreta juros que são um fardo pesado na vida das famílias. Não podemos nos tornar escravos dos juros;
d) Reservar mensalmente recursos para arcar com seguro de vida e de propriedade, como também para a poupança para emergencias familiares;

Alguns conselhos adicionais:

Pres. Spencer W Kimball (12o. Presidente da Igreja)

Cuidado com os Falsos deuses
"O Senhor tem nos abençoado como povo com prosperidade inigualável, comparado aos que viveram no passado. Os recursos colocados a nossa disposiçao são bons e necessários para que façamos nosso trabalho aqui na terra. Temo porém, que muitos de nós que fomos abençoados como rebanhos, gado, extensões de terra, fazendas e riquezas, tenhamos começado a adorá-los como falsos deueses, que agora têm poder sobre nós Será que possuíos mais dessas boas coisas do que nossa fé é capaz de suportar? Muitas pessoas passam a maior parte de seu tempo a serviço de sua própria imagem, que inclui dinheiro suficiente, ações, contratos, carteiras de investimento, propriedades, cartões de crédito, mobílias, automóveis, coisas essas que grantam segurança carnal durante a vida, que tais pessoas esperam que seja longa e feliz. Esquecem-se deo fato de que nossa designação é usar esses muitos recursos em nossa família e quoruns a fim de edificar o reino de Deus"

Pres. Nathan E. Tanner

Bens Materiais Não Garantem Felicidade
"Gostaria de acrescentar, à guisa de testemunho, que não conheço nenhum caso em que o acúmulo de bens além das necessidades e desejos razoáveis da família, haja acrescido felicidade e paz mental"

Viver com Simplicidade e Poupar
"Uma vez preenchidas as necessidades básicas, devemos ser frugais e poupar regularmente, a fim de acumular fundos para investimentos sem que antes hajam adquirido o hábito e economizar regularmente. Isto requer auto-disciplina e bom senso."

Integridade como Bandeira Pessoal
"O ideal da integridade jamais cairá de moda. Aplica-se a tudo o que fazemos. Como líderes e membros da igreja devemos ser o protótipo da integridade"

Os Pais são Responsáveis por Ensinar a Gestão Financeira aos Filhos
"Embora seja desejável, na nossa opinião, que toda pessoa aprenda nas escolas a viver na sociedade de consumo, a instrução básica cabe aos pais, que não podem deixar esse aprendizado vital ao acaso ou transferir a responsabilidade inteiramente às escolas e universidades"

Auto-disciplina é a chave
"A chave para gastar menos do que se ganha é simples: chama-se disciplina. Seja cedo ou tarde na vida, todos somos obrigados a aprender a disciplinar o Eu, os nossos apetites e anseios econômicos. Bendito é aquele que aprende a gastar menos do que ganha e põe um pouco de lado para os dias difíceis".

sábado, 29 de novembro de 2008

Convite para a Festa de Natal 2008


A festa de Natal deste ano (2008) será inesquecível!

Ela ocorrerá no dia 20 de dezembro, das 10h às 16h, em uma chácara especialmente alugada para as atividades que ocorrerão no dia da festa.

Teremos o tradicional churrasco, acompanhado de frutas, refrigerantes, e outras surpresas.

Todos poderão se divirtir na piscina e nas outras atividades recreativas (ping pong, queimada, voley, etc), como também na agradável oportunidade de convívio.

Os convites serão fornecidos pelo bispado para todas as famílias da ala.

Festa de Natal - 2006

Vamos nos recordar da festa de Natal que realizamos em 16 de dezembro de 2006:


sábado, 22 de novembro de 2008

Teatro ORM - José no Egito - 21 Jun 2008

Mais uma bela demonstração de criatividade e determinação na leitura bem humorada do exemplo de vida de José, filho de Israel.

Parabéns para os jovens da OR e OM e seus criativos líderes!


Show de Dança da ORM - 27 Out 2007



Mais um show de nossos jovens da ORM - agora no ambiente descontraído de uma ginástica

Teatro ORM - Davi e Golias - Reapresentação na Capela de Sousas

Os jovens da ORM estão de parabéns pela brilhante apresentação feita desta vez na capela da ala Sousas - principalmente para os pais e familiares que não puderam assistir a apresentação realizada na estaca.


Super Herois da Ala - 23 Ago 2008

A apresentação dos super heróis das crianças da Primária da ala Sousas formou, com as apresentações realizadas pelas outras unidades, a apresentação "Casa de Brinquedos" em celebração do aniverário da organização da Primária na igreja.


Obra Missionária (19 Nov 08)



O Presidente Brigham Young foi um grande missionário. Serviu missão na Inglaterra nos anos de 1839 a 1841. No manual “Ensinamentos dos Presidentes da Igreja”, pg 243 Brigham Young conta suas experiências, seus sentimentos e ensina sobre a Obra Missionária:

“Poucos deram tanto á causa da obra missionária como o Pres. Brigham Young. A descrição de sua chegada a Kirtland, Ohio, depois de servir no campo missionário por cerca de um ano, é um relato comovente do sacrifício que ele fez por esta obra: (...) Tudo que eu tinha eram dois filhos para cuidar, já que era viúvo. ‘Irmão Brigham você tinha sapatos’? Não. Nenhum sapato para proteger os pés, a não ser um par de botas emprestadas. Não tinha roupas de inverno, mas apenas um casaco feito em casa havia três ou quatro anos. ‘Você tinha calças’? Não. ‘O que você fez? Ficou sem’? Não. Pedi que me emprestassem uma até eu conseguir outra calça. Viajei, preguei e de todos os dólares que possuía. Tinha algumas posses quando comecei a pregar. (...) Viajei e preguei até não ter nada para voltar ao convívio dos santos, mas Joseph disse: ‘volte’. Regressei da melhor maneira que pude. (DNSW, 9 de março de 1867, p2).

(...) O evangelho deverá ser pregado ao mundo, de modo que os iníquos não tenham desculpa. É necessário que todos tenham o privilégio de receber ou rejeitar a verdade eterna, para que estejam preparados para ser salvos ou condenados. Nosso Pai Celestial, Jesus, nosso Irmão mais velho e o Salvador do mundo e todos os céus estão convocando este povo a preparar-se para salvar as nações da Terra e também os milhões de antepassados que dormiram sem evangelho. OS MISSIONÁRIOS DEVEM (SE PREPARAR ANTES), CONCENTRAR A MENTE E O CORAÇÃO NA MISSÃO E TRABALHAR DILIGENTEMENTE PARA TRAZER ALMAS A CRISTO (...) Não queremos que homem algum faça uma missão, a menos que dedique toda a alma a esse trabalho. Se os élderes não puderem sair com as mãos limpas e coração puro, é melhor que permaneçam aqui. Não saiam pensando que ao chegarem (á missão) irão purificar-se. Iniciem a jornada daqui com mãos limpas e coração puro e sejam puros da cabeça aos pés e vivam assim todas as horas. Partam dessa maneira, trabalhem assim e voltem limpos como uma folha de papel branco. É assim que deverão partir e, se assim não o fizerem, o sofrimento tomará conta do seu coração. As viagens e o trabalho dos élderes que estão prestes a sair em missão irão colocá-los em situações que farão com que busquem ao Senhor. Eles precisam viver sua religião, partir com o coração puro e mãos limpas e então pregar o evangelho pelo poder de Deus enviado dos céus. Não devem aproximar-se nem provar do pecado; e ao retornarem devem estar puros e limpos, prontos para encontrarem-se com os santos com o semblante ingênuo. Se saírem em missão para pregar o evangelho com leviandade e frivolidade no coração, procurando uma coisa e outra, e para aprender o que existe no mundo, e não tiverem uma mente concentrada- eu digo concentrada no sacrifício de Cristo na cruz, irão e retornarão em vão. Partam com lágrimas nos olhos, levando sementes preciosas e cheias do poder de Deus, cheia de fé para curar os enfermos até mesmo com o toque de sua mão, repreender e expulsar espíritos malignos e fazer que o pobres dentre os homens regozijem-se, e voltarão trazendo consigo seus molhos. Concentrem a mente na missão e trabalhem diligentemente para trazer almas para Cristo. (...) Quando os homens desfrutam do espírito de sua missão e compreendem seu chamado e posição diante do Senhor e das pessoas, vivem os momentos mais felizes de sua vida.

Nada, a não ser um testemunho pelo poder do Espírito Santo, é capaz de proporcionar-lhes luz e conhecimento e fazer com que se arrependam, de coração. Nada menos que isso jamais fará com que isso aconteça. (...) Que diga o que as pessoas devem acreditar, o que devem fazer -como devem viver, e ensine-lhes a obedecer os princípios de salvação-ainda que não seja capaz de produzir um único argumento lógico e possa tremer ao sentir a própria fraqueza; ao confiar no Senhor para adquirir forças, como tais homens geralmente fazem, concluirão, invariavelmente, que o homem que testifica pelo poder do Espírito Santo, conseguirá convencer e reunir maior número de pessoas sinceras e íntegras do que a pessoa que se vale meramente de argumentos lógicos. O pregador precisa do poder do Espírito Santo para dizer a cada coração a palavra certa, no momento certo. Os ouvintes necessitam do Espírito Santo para que a palavra de Deus a eles pregada dê frutos, o que se realiza para Sua glória.

CONTINUEM A TRABALHAR FIELMENTE E MANTENHAM I ESPÍRITO DA PREGAÇÃO E DO EVANGELHO Freqüentemente chamamos os irmãos para sair em missão e pregar o evangelho e eles partem e trabalham tão fielmente como podem, fervorosos em espírito, em oração, impondo as mãos, pregando e ensinando as pessoas a serem salvas. Dentro de alguns anos voltam para casa e, tirando apressadamente o casaco e o chapéu, dizem: ‘Religião, chegue para o lado. Agora vou trabalhar para conseguir algo para mim e minha família’. Isso é o cúmulo da insensatez. Quando um homem retorna de uma missão em que esteve pregando o evangelho, deve estar tão disposto a vir até este púlpito e pregar como se estivesse na Inglaterra, na França, na Alemanha ou nas ilhas do mar. Depois de voltar para cassa há uma semana, um mês, um ano ou dez anos, o espírito de pregação e o espírito do evangelho devem estar dentro dele como um rio que flui na direção das pessoas na forma de palavras, ensinamentos, preceitos e exemplos. Se isso não ocorrer, ele não cumpre sua missão. Voltem para casa de cabeça erguida. Mantenham-se limpos, do topo da cabeça à sola dos pés. Sejam puros de coração; caso contrário, voltarão prostrados espiritualmente, com o semblante triste e com o sentimento de que nunca mais poderão erguer-se. Os élderes fiéis que têm testificado dessa obra a milhares de pessoas nos continentes e ilhas do mar verão os frutos de seu trabalho, quer tenham dito cinco palavras ou milhares. Pode ser que não vejam esses frutos de imediato e talvez, em muitos casos, não antes do milênio; porém a influência do seu testemunho passará de pai para filho”.




Chamados a Servir - Elder Ardold (17 Nov 08)


Élder Mervyn B. Arnold - (Setenta, ex-presidente da area brasileira)

Fonte: www.lds.org.br

Mensagem da Pres. de Área de outubro de 2006.

“(Minha) preparação para a missão começou muito cedo. Todas as manhãs e todas as noites, nós nos ajoelhávamos em oração. Desde muito pequeno, lembro que todas as vezes que meus pais faziam a oração familiar, eles pediam ao Pai Celestial que abençoasse os missionários, para que fossem guiados às pessoas honestas de coração, e abençoasse a nós, seus filhos, com o desejo de levar uma vida digna, para um dia servir em uma missão. O desejo de permanecer digno e de ir para a missão ficou incrustado em nosso coração

Meus professores da Primária e da Escola Dominical nos ensinaram lições maravilhosas. A partir dos doze anos de idade, o bispo começou a conversar comigo e ajudar a esclarecer minhas dúvidas. Jamais passou pela mente do meu bispo a menor dúvida sobre se eu serviria ou não em uma missão; sua única preocupação era assegurar-se de que ele, meus pais, e os líderes do sacerdócio, consultores e professores haviam-me preparado para que eu servisse. À medida que eu crescia, o papel desempenhado por meus consultores e professores do seminário era essencial para que eu ficasse com os olhos voltados para a meta de servir em uma missão. Quando chegou a época certa, oito dos nove rapazes que cresceram comigo — eu inclusive — serviram em uma missão. Grande parte do mérito pertence aos nossos bispos e líderes do sacerdócio.

O tempo mais feliz de minha vida, quando solteiro, foi quando servi como missionário de tempo integral. Meu progresso espiritual e mental foi maior do que em qualquer outro tempo. Nunca esquecerei as famílias tão boas que o Senhor me ajudou a encontrar e a quem tive a oportunidade de ensinar e batizar.


Na Área Brasil Sul, nos últimos três anos, o número de missionários de tempo integral tem sido pequeno, se comparado aos milhares de jovens que poderiam servir. Está na hora de mudar isso. Temos capacidade para “exportar” missionários para outros países, considerando a quantidade de homens brasileiros com idade para servir.

As últimas palavras proferidas pelo Senhor aos Seus discípulos, antes de Sua ascensão foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:19–20).

O Presidente Boyd K. Packer, Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos, advertiu-nos que “a segurança da Igreja, nas próximas gerações, repousa em nosso sucesso ao chamarmos missionários. Se nos preocupamos com o futuro desta obra, não descansaremos até que todo jovem física e mentalmente capaz se torne digno e deseje receber um chamado para servir em uma missão” (Ensign, março de 1985, p. 10; grifo do autor).


Minha preocupação é de que talvez não estejamos dando ouvidos à segunda parte da advertência do Presidente Packer, na qual ele diz: “não descansaremos até que todo jovem física e mentalmente capaz se torne digno e deseje receber um chamado para servir em uma missão”. Ele não diz para esperar até terminar a faculdade; não diz para esperar em nenhuma circunstância. Não diz que as irmãs não podem servir em uma missão. Os homens devem servir, desde que estejam espiritual, física e emocionalmente preparados; as irmãs são convidadas a servir.


Qualquer rapaz que atende aos requisitos estabelecidos pela Primeira Presidência e pelos Doze mas que sente não ter tempo para servir em uma missão é como uma das cinco virgens tolas, que “toscanejaram (…) e adormeceram (…) e não levaram azeite consigo”. A missão requer que cada um coloque azeite eterno na lâmpada da vida.

O Presidente Hinckley declarou que se quisermos elevar substancialmente o número de missionários, precisamos iniciar o processo de preparação cedo (...) preparação espiritual; preparação mental; preparação social; preparação financeira.


Quero concluir com a mesma declaração feita pelo Presidente Boyd K. Packer que mencionei no início: “A segurança da Igreja, nas próximas gerações, repousa em nosso sucesso ao chamarmos missionários. Se nos preocupamos com o futuro dessa obra, não descansaremos até que todo jovem física e mentalmente capaz se torne digno e deseje receber um chamado para servir em uma missão” (Ensign, março de 1985, p. 10).

Eu sei que o período em que uma pessoa serve como missionário de tempo integral mudará sua vida eternamente. Que tenhamos coragem para fazer o que o Senhor nos pediu, é minha oração. Sei que vamos ser muito abençoados por nosso serviço.”

Teatro ORM - Davi e Golias - 16 Nov 2007

Apresentação teatral dos jovens da ORM em 16 Nov 2007


Serão "Como Aprimorar o Relacionamento Conjugal" do Casal Cooper


No dia 26 de outubro os sempre "membros da ala Sousas": irmã Leonor e Elder Cooper, apresentaram na sede de nossa estaca o serao "Relacoes Conjugais - Como Aprimora-las". Somos gratos pelas instrucoes recebidas e por rever brevemente esses amigos de longa data.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Show de Dança da ORM - 25 Out 2008



Parabens para todos os jovens e lideres da ala que planejaram, ensairam e se apresentaram no show de danca da ORM

Show de Dança da ORM - Filme - 25 Out 2008

Parabéns aos jovens da OR e OM, bem como os seus líderes, pela bela apresentação de dança na atividade da ORM da estaca.

Primaria no Templo - 1 Nov 2008

No dia 1o. de novembro as criancas da primaria com os seus lideres visitaram o templo de Campinas, como parte do programa fe em Deus.

Aproveitando a ocasiao, celebraram no apartamento da familia Jaime, no hotel do templo, os aniversarios do ultimo trimestre.

O Sacrifício nos Aproxima de Deus (11 nov 08)


Desejo compartilhar as notas de meu discurso recente sobre o tema Sacrifício:

1) O relato de Abraão quando jovem posto como sacrifício no altar de deuses de pedra, e seu posterior salvamento através de um anjo celestial, nos ensina que sacrifícios vãos não devem ser feitos, e que o Senhor nos protejerá sempre se O seguirmos em nossas vidas, como exemplificado por Abraão (PGV, Abraão, cap. 1).

2) O relato de Abraão e Isaque, seu único filho, quando instruído pelo Senhor levou-o a oferecer o seu próprio filho como sacrifício em um altar no monte Moriah. No último instante, um anjo celestial apareceu para interromper o sacrifício, salvando a Isaque da morte. A confiança em Deus e sua fé foram portanto testadas neste dramático sacrifício.



3) Jesus Cristo também foi levado ao sacrifício pela humanidade, sofrendo no jardim de Gestsemani por todos os nossos pecados e transgressões, e posteriormente doando livremente a sua própria vida na cruz, para que então pudéssemos viver com a esperança da vida eterna (D&C 19), através do arrependimento de nossos pecados. Diferentemente de Abraão, o Pai Celestial viu o Seu próprio filho na terra, o mais grandioso de todos, ser sacrificado em prol da humanidade, e desta vez não houve qualquer intervenção divina para que o sacrifício fosse interrompido. "Pois Ele amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)



4) "O sacrifício é substituir algo bom por algo muito melhor" - Pres. Tanner.

5) O sacrifício nos santifica. Nos purifica dos cuidados do mundo.

6) O dízimo é um sacrifício fundamental para o nosso progresso espiritual e temporal nesta vida, e essencial para o nosso progresso eterno.

7) Vários exemplos de sacrifícios pessoais à nossa volta nos inspiram a também nos sacrificarmos pelo bem das pessoas à nossa volta, e particularmente pelo progresso do reino de Deus na terra (exemplos de alguns irmãos dedicados da ala em suas atividades/designações).

8) O sacrifício de um "coração quebrantado e um espírito contrito" é o tipo de sacrifício que fazemos quando nos reunimos na reunião sacramental, e participando do sacramento, revigorarmos os convênios com Deus. Os sacrifícios nos aproximam de Deus, tornando-nos como Ele dispostos a nos sacrificarmos pelo bem da humanidade.

"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus" (Efesios 5:2)


9) Uma ponte celestial é formada dos céus para as nossas almas quando nos sacrificamos pelo bem.

Aulas Quarto Domingo - Nov/08 a Abr/09 (9 Nov 08)

As aulas do quarto domingo são designadas a partir dos temas/discursos da última conferência geral:

• 23-Novembro: “O Poder Infinito da Esperança”, Pres. Uchtdorf, Liahona Nov-08, pp. 21
• 28-Dezembro: “Aprender, Fazer e Ser”, Pres. Monson, Liahona Nov-08, pp. 60
• 25-Janeiro-09: “Ó Vós que Embarcais”, Pres. Eyring, Liahona Nov -08, pp. 57
• 22-Fevereiro-09: “Casamento Celestial”, Elder Nelson, Liahona Nov-08, pp. 92
• 22-Março-09: “Voltar para Casa”, Elder Gavarret, Liahona Nov-08, pp. 98
• 26-Abril-09: “Viver com Simplicidade”, Elder Perry, Liahona Nov-08, pp. 7

Estude em casa antecipadamente o discurso da Liahona de nov-08 para estar melhor preparado para as aulas que ocorrerão nestas datas. Sua compreensão será ampliada.

Visão Geral da Crise Financeira Mundial (17 out 08)

Crise: o que vem aí - Folha de São Paulo, 17 out 2008

WASHINGTON - Um dos mais experientes repórteres de uma grande agência de notícias em Washington saiu de um "pueblito" latino-americano miserável há décadas e fez a vida na América.

Encontrei-o no fim de semana com cara de enterro na sala de imprensa do FMI (Fundo Monetário Internacional). Seu fundo de aposentadoria derreteu. O dinheiro reservado para a universidade do filho também.

Como a maioria dos norte-americanos, a poupança da família estava na Bolsa. Só no último ano, a queda dos mercados subtraiu US$ 2 trilhões (quase dois PIBs brasileiros) dos fundos de aposentadoria. Tirou também muitos outros trilhões de quem simplesmente coloca sua poupança nesse tipo de aplicação.

Ao contrário da imagem que as Bolsas têm no Brasil, elas são "o" instrumento de poupança nos EUA. Todos põem dinheiro ali, não apenas os especuladores.

A situação de muitos norte-americanos hoje é a seguinte:

1) Estão significativamente mais pobres com a redução da poupança aplicada nos mercados. Um dos índices da Bolsa de Nova York, o Dow Jones, já caiu mais de 40% em um ano;

2) A dívida de seus financiamentos imobiliários ("mortgage") superou o valor de suas casas, que ainda tende a cair mais. Há mais de 10 milhões de famílias nessa situação;

3) Nunca as famílias estiveram tão endividadas. Seus débitos eqüivalem a 140% do PIB nacional. Coisa de US$ 19,6 trilhões. Essa explosão de endividamento ocorreu a partir da recessão de 2000, quando incentivos à concessão de créditos tiraram o país da crise;

4) Os bancos que financiam essas dívidas imobiliárias e que gerem os investimentos das famílias também estão muito endividados e em enormes dificuldades. Alguns já quebraram. O problema deles é que muitos emprestaram entre US$ 10 e US$ 35 para cada US$ 1 que tinham em patrimônio real.

Resumo: nunca as famílias e os bancos norte-americanos estiveram tão endividados. Pergunta: você emprestaria dinheiro a eles?

Isso leva à questão seguinte: quais as conseqüências da atual crise?

Se a situação das Bolsas é um desastre, é porque os investidores simplesmente esperam lucros igualmente desastrosos nas empresas. A razão dessa péssima expectativa está na lógica do encadeamento dos pontos acima.

Mais de dois terços do PIB norte-americano são gerados pelo consumo das famílias. E ele é movido a crédito. Se os bancos e as famílias estão endividados até as tampas, não haverá crédito disponível na praça (como já acontece). O próximo passo é o colapso do consumo. As vendas nos EUA já estão caindo e será a primeira vez em mais de 17 anos que o país passará por isso.

E, infelizmente, o problema não pára aí. Apenas começa.

Se as empresas venderem e lucrarem menos, vão cortar a produção e o emprego. Se mais norte-americanos já endividados ficarem desempregados, haverá um reforço negativo das condições já muito ruins expostas acima.

(Parêntesis: na Califórnia, onde a tal crise "subprime" começou antes, o nível de desemprego já bateu em 7,7%, bem acima dos 6,1% da média nacional. Isso antes das últimas turbulências).

O Tesouro dos EUA e o Fed (o banco central) sabem exatamente o rumo e proporções que a coisa está tomando. Daí o pânico e a promessa de trilhões para socorrer o mercado. Alguns mais pessimistas já falam no risco de uma "Grande Depressão". O próprio FMI diz que o mundo financeiro está "à beira de um abismo".

O problema (e ele não é pequeno) é que, para salvar a pátria, só restou aos EUA reforçar ainda mais a já pesada cadeia de endividamento norte-americana. Agora, será o próprio governo a se endividar barbaramente para tentar salvar seus também endividados bancos e consumidores.

Todos os bilhões e trilhões de dólares anunciados pelos EUA para socorrer os mercados nos últimos dias têm uma origem: o governo emite títulos do Tesouro e os vende no mercado em troca de uma remuneração _o juro. É assim que ele levanta as verdinhas.

O efeito colateral é que isso expande rapidamente a dívida pública e o déficit fiscal federal. A expectativa, antes mesmo do agravamento da crise, era de que esse déficit mais do que dobre dentro de dois ou três anos.

Os EUA ainda são o país mais rico do mundo e os mercados emergentes têm cerca de US$ 9 trilhões em reservas, 2/3 denominadas em dólares. Portanto, há dinheiro na praça para financiar o governo norte-americano nessa crise.

Mas cabe uma última pergunta: com consumidores, bancos e agora o governo tão endividados, você emprestaria dinheiro para os EUA? Qual a taxa de retorno (juro) que você cobraria para correr o risco? Se os EUA forem obrigado a subir o juro, o ciclo negativo de recessão só se agrava.

Uma indicação de que os EUA estão desesperados por dinheiro e financiamento foi que neste sábado (11.out), pela primeira vez em quase oito anos de governo, o presidente George W. Bush saiu da Casa Branca e veio para a sede do FMI, onde acontece sua reunião anual.

O motivo não poderia ser mais inusitado: pela primeira vez em sua vida, Bush foi à reunião do G20, grupo de países emergentes do qual o Brasil faz parte. Vários dos outros membros são os donos das reservas de US$ 9 trilhões que poderão, ou não, comprar títulos norte-americanos.

A crise é ainda bem mais grave do que parece.

Fernando Canzian, 42, é repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de Brasil e do Painel e correspondente em Washington e Nova York. Ganhou um Prêmio Esso em 2006.Escreve às segundas-feiras.

E-mail: fcanzian@folhasp.com.br

Sister Cassia Freitas - Primeira Missionária de Sousas


Esta é nossa querida amiga Cássia, aqui servindo como Sister Freitas, a primeira missionária da Ala Sousas!! Entrou para nossa história!!!

Realmente estou trazendo um passado cheio de boas lembranças...que com certeza vai emocionar a muitos!!!

Fotos da Construção da Capela de Sousas - 1998

Construção da Capela!

Lembrar da expectativa de deixarmos a 'casinha' e termos afinal uma capela..."conta as muitas bênçãos; dize-as de uma vez; e verás surpreso o quanto Deus já fez..."

Elderes Penovich & Wixon - Início da Obra Missionária em Sousas - 1992







Elderes Penovich e Wixon, missionários pioneiros da Ala Sousas. Muitas famílias foram abençoadas com seu trabalho amoroso e dedicado á obra missionária!


"Constância em Meio a Mudança" - Pres. Tanner




O discurso do falecido presidente Nathan Eldon Tanner na conferência geral da igreja em outubro de 1979 não poderia ser mais atual para nossas famílias no final da primeira década do século XXI:

"Durante a II Guerra Mundial, o Elder Albert E. Browen, membro do Quorum dos Doze, compilou em livro um série de palestras radiofônicas à qual deu o titulo de “Constância em Meio a Mudanças” . As mensagens dessas palestras eram bastante oportunas para a época. Vivíamos num mundo em conflito, e o povo do mundo inteiro precisava de uma mensagem de certeza, confiança e estabilidade.
A época atual é bastante parecida, em muitos sentidos com aqueles turbulentos anos de guerra. Hoje enfrentamos muitas questões desconcertantes. Alem dos graves problemas de política internacional, vivemos um dos mais difíceis períodos econômicos de muitas décadas – o problema da inflação e administração financeira pessoal.
Gostaria de tomar emprestado o titulo do livro do Elder Browen e contar-vos algumas de minhas próprias experiências e convicções colhidas nos meus sessenta anos de vida profissional. Conheci todas as fases do ciclo econômico. Quando moço, ao iniciar minha vida de trabalho, experimentai a depressão financeira pessoal. Conheci a depressão nacional e internacional, bem como períodos de crise e inflação. Observei as pretensas soluções aparecerem e sumirem a cada mudança do ciclo econômico. Essas experiências me levaram à mesma convicção de Robert Frost, que disse certa vez:
“A maior parte das mudanças que pensamos ver na vida, é devida a verdades que estão em voga ou não.
O que gostaria de compartilhar convosco hoje, são muitas observações sobre os constantes e fundamentais princípios que, caso seguidos, proporcionarão segurança financeira e paz de espírito sob quaisquer condições econômicas.
Antes, gostaria de estabelecer uma base e traçar uma perspectiva dentro da qual se devem aplicar esses princípios econômicos.
Buscar Primeiro o Reino
Certo dia, disse-me um neto meu:
- Venho observando o senhor e outros homens bem sucedidos, e decidi que também quero ter sucesso na vida. Pretendo entrevistar o maior número possível de pessoas de sucesso, a fim de determinar como o conseguiram. Por isso, de acordo com sua experiência, vovô, qual é o elemento mais importante do sucesso?
Expliquei-lhe que o Senhor nos deu a melhor fórmula de sucesso que conheço: “Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” .
Alguns replicam que, mesmo não buscando primeiramente o reino, certos homens prosperam financeiramente. É verdade. Mas o Senhor não nos está prometendo apenas riqueza material, se buscarmos primeiro o reino. Sei por experiência própria que não é o caso. Nas palavras de Ibsen: “O dinheiro pode ser a casca de muitas coisas, mas não o cerne. Dá comida, mas não apetite; remédio, mas não saúde; conhecidos, mas não amigos; servos, mas não fidelidade; dias de alegria, mas não paz ou felicidade”
Bênçãos Materiais
As bênçãos materiais são parte do evangelho, quando obtidas com retidão e para o fim apropriado. Recordo-me de uma experiência do presidente Hugh. B. Brown. Como jovem soldado na I Guerra Mundial, estava visitando um amigo idoso no hospital. Esse amigo era um multimilionário que, aos oitenta anos, estava às portas da morte. Nem sua ex-exposa nem seus cinco filhos se davam ao trabalho de visitá-lo. Pensando nas coisas que seu amigo perdera, “que dinheiro algum poderia comprar, na sua trágica situação e profunda miséria” o presidente Brown perguntou-lhe como ele mudaria o curso de sua vida, se pudesse vivê-la novamente.
O idoso cavalheiro que faleceu dias depois, disse:
“Ao rever minha vida, vejo que o mais importante e valioso trunfo que eu poderia ter tido, mas que perdi no processo de acumular meus milhões, foi a singela fé que minha mãe tinha em Deus e na imortalidade da alma.
Você me pergunta qual é a coisa mais valiosa da vida. Não lhe sei responder melhor do que comas palavras do poeta”.
Então, pediu ao presidente Brown que pegasse um livrinho na sua pasta, do qual leu um poema intitulado “Sou um Estranho” :
“Sou um estranho na fé que minha mãe me ensinou.
Sou um estranho do Deus que ouvia minha mãe clamar.
Sou um estranho do conforto que me trazia a prece.
Dos braços eternos que ampararam na morte meu pai.
Quando o grande mundo chamou, tudo abandonei para segui-lo.
Sem notar, minha cegueira, deixei Sua mão escapar.
Sem perceber, em meu deslumbramento,
Quão vazia é, afinal, a fama;
Que a riqueza não passa de ouropel,
Como desde aí aprendi.
Gastei a vida buscando coisas,
Que desprezava quando as possuía.
Lutei e vencedor fui muitas vezes,
Mas tudo eu daria, fama, fortuna e os prazeres mundanos,
Se ao menos tivesse a fé que tornou minha mãe o que era”
O presidente Brown declarou: “este foi um testemunho de um homem à beira da morte, nascido na igreja mas que dela se havia desgarrado. Esse foi o brado dolorido de um home solitário que podia ter tudo o que o dinheiro compra, mas que perdera as coisas mais importantes da vida para acumular as riquezas deste mundo”
No Livro de Mórmon, o profeta Jacó nos dá um importante conselho sobre o assunto:
“Mas, antes de buscardes as riquezas, buscai o reino de Deus. E, depois de haverdes obtido uma esperança em Cristo, conseguireis riquezas, se as procurardes; e as procurá-las-eis com o fito de praticar o bem, para vestir os nus, alimentar os famintos, libertar os presos e dar conforto aos doentes e aflitos.”
O fundamento e perspectiva são, pois: buscar primeiro o reino, trabalhar, planejar e gastar com sabedoria, fazer planos para o futuro e usar a riqueza com que somos abençoados na edificação do reino. Guiados por essa perspectiva eterna e baseados nesse firme fundamento, podemos cuidar confiantes de nossas tarefas cotidianas e do nosso trabalho que deve ser cuidadosamente planejado e diligentemente exercido.
É dentro dessa estrutura que eu gostaria de expor cinco princípios de estabilidade ou constância econômica:
1. Pagar um dízimo honesto
Freqüentemente fico imaginando se nos damos conta de que pagar o dízimo não quer dizer doar alguma coisa ao Senhor e à igreja. Pagar o dízimo é pagar uma dívida ao Senhor. Ele é a fonte de todas as nossas bênçãos, inclusive a própria vida.
Pagar o dízimo é um mandamento, um mandamento com promessa. Se o guardarmos, é-nos prometido que prosperaremos no país. Essa prosperidade vai além das coisas materiais – poderá incluir boa saúde e vigor mental. Inclui solidariedade familiar e progresso espiritual. Espero que os que atualmente não são dizimistas integrais, procurem ter fé e forças para fazê-lo. Cumprindo essa obrigação para com o Criador, encontrarei muita, muita felicidade, conhecida apenas por aqueles que são fiéis a esse mandamento.
2. Viver com menos do que ganha
Descobri que não existe maneira de se ganhar mais do que se pode gastar. Estou convicto de que não é a soma de dinheiro que se ganha que traz paz mental, mas sim saber controlá-lo. O dinheiro pode ser um servo obediente, mas também um feitor severo. Aqueles que adotam um padrão de vida que lhes permita poupar um pouco, controlam suas condições financeiras. Os que gastam um pouco além do que ganham, são controlados por elas, são escravos delas. Disse certa vez o presidente Grant:
“Se existe uma coisa que traz paz e contentamento ao coração humano é a família, é viver dentro de nossos recursos. Não há coisa mais opressora, desanimadora e triste do que ter dívidas que não se pode saldar e obrigações que não se pode cumprir”
A chave para gastar menos do que se ganha é simples: chama-se disciplina. Seja cedo ou tarde na vida, todos somos obrigados a aprender a disciplinar o Eu, nossos apetites e anseios econômicos. Bendito aquele que aprende a gastar menos do que ganha e põe um pouco de lado para dias difíceis.
3. Aprender a distinguir entre necessidade e desejo
O apetite consumista é criado pelo homem. Nosso sistema de livre competição produz uma quantidade ilimitada de bens e serviços para estimular nosso desejo de querer mais e mais conforto e luxos. Não estou criticando o sistema ou a disponibilidade desses bens ou serviços. Preocupa-me tão só que nosso povo use bom senso em suas compras. Precisamos aprender que o sacrifício é uma parte vital da nossa disciplina eterna.
Neste país e em muito outros, muitos pais e filhos nascidos após a II Guerra Mundial, só conhecem condições de prosperidade. Muitos estão condicionados à satisfação instantânea. Foram criadas suficientes oportunidades de emprego para todos os capazes de trabalhar. Os luxos de ontem, para a maioria, são considerados as necessidades de hoje.
Isto é exemplificado pelos casais jovens que esperam mobiliar inteiramente sua casa e dar-se a luxos logo no início do matrimônio, que seus pais só conseguiram após muitos anos de sacrifício e luta. Querendo demais cedo demais, os jovens casais talvez se deixem tentar pelos crediários facilitados e assim mergulham em dívidas. Isto os impede de ter os recursos financeiros para seguir as recomendações da igreja no tocante ao armazenamento domestico de gêneros e outros programas de segurança.
Auto-indulgência excessiva e má administração financeira prejudicam grandemente o relacionamento matrimonial. A maioria dos problemas conjugais tem raízes econômicas: renda insuficiente para manter a família ou má administração do que se ganha.
Certo pai, ainda jovem, procurou conselhos financeiros com o bispo, contando uma história por demais conhecida: - Bispo, estudei engenharia e ganho um bom salário. Durante o curso inteiro, ensinaram-me a como ganhar dinheiro, mas ninguém me ensinou a como gastá-lo.
Embora seja desejável, na nossa opinião, que toda pessoa aprenda nas escolas a viver na sociedade de consumo, a instrução básica cabe aos pais, que não podem deixar esse aprendizado vital ao acaso ou transferir a responsabilidade inteiramente às escolas e universidades.
Débito Financeiro
Parte importante dessa instrução é explicar o conceito de débito. Para a maioria de nós, existem dois tipos de débito: de consumo e de investimento ou negócios. O débito de consumo provém de compras à crédito de artigos que usamos ou consumimos no cotidiano, como roupas, eletrodomésticos, móveis, etc, tendo que ser pago com ganhos futuros. Isto pode ser muito perigoso. Se perdermos o emprego, ficarmos doentes ou tivermos de enfrentar emergências sérias, teremos dificuldades em cumprir nossas obrigações. Comprar a prazo é a maneira mais cara de comprar, pois, ao preço do produto, são acrescidas as despesas administrativas do crédito, mas os pesados juros.
Compreendo que, ocasionalmente, os casados há pouco tempo tenham de comprar a crédito. Porém, recomendamos que não comprem alem do estritamente necessário e liquidem a dívida o mais rápido possível. Quando o dinheiro é curto, deve-se evitar o fardo adicional dos juros.
O débito de investimento deve ser totalmente seguro, a fim de não pôr em risco a segurança da família. Não invistais em empreendimentos especulativos. O espírito de especulação pode-se tornar inebriante. Já se perderam muitas fortunas pelo apetite incontrolável de ganhar mais e mais. Aprendamos com as lições do passado e evitemos escravizar nosso tempo, nossas energias e saúde ao apetite glutão das aquisições materiais.
O presidente Kimball deu-nos este conselho muito oportuno:
“O Senhor tem-nos abençoado como povo com prosperidade inigualável, comparado aos que viveram no passado. Os recursos colocados a nossa disposição são bons e necessários para que façamos nosso trabalho aqui na terra. Temo, porém, que muitos de nós que fomos abençoados com rebanhos, gado, extensões de terra, fazendas e riquezas, tenhamos começado a adorá-los como falsos deuses, que agora têm poder sobre nós. Será que possuímos mais dessas boas coisas do que nossa fé é capaz de suportar? Muitas pessoas passam a maior parte de seu tempo trabalhando a serviço de sua própria imagem, que inclui dinheiro suficiente, ações, contratos, carteiras de investimento, propriedades, cartões de crédito, mobílias, automóveis, coisas essas que garantam segurança carnal durante a vida que tais pessoas esperam seja longa e feliz. Esquecem-se do fato de que nossa designação é usar esses muitos recursos em nossa família e quoruns a fim de edificar o reino de Deus.”
Gostaria de acrescentar, à guisa de testemunho, que não conheço nenhum caso em que o acúmulo de bens além das necessidades e desejos razoáveis da família, haja acrescido felicidade e paz mental.


4. Elaborar um orçamento e viver dentro dele
A filha de um amigo meu, que estudava na BYU, foi fazer um estágio de um semestre numa escola estrangeira, e seus pedidos de dinheiro eram constantes. Sue pai, preocupado, acabou chamando-a pelo telefone internacional para saber por que precisava de mais dinheiro. A certa altura da conversa, a filha argumentou: “Mas, papai, posso dizer-lhe no que gastei cada centavo que me mandou”. Ele replicou: “Você parece não entender. Estou falando em um orçamento, um plano de gastos. Não me interessa uma lista do que gastou.”
Os pais, talvez, devessem identificar-se mais como o caso daquele universitário que telegrafou para casa: “Sem dinheiro não posso divertir-me. Seu filho”. O pai respondeu: “Que pena. Seu pai”.
Há anos venho observado, ao entrevistar pessoas, que um numero excessivo não dispõe de um orçamento sensato e não tem a disciplina necessária para segui-lo. Muita gente acha que um orçamento lhes roubará liberdade. Pelo contrario, as pessoas de sucesso aprenderam que o orçamento possibilita a verdadeira liberdade econômica.
O orçamento e administração monetária não precisam ser coisa complicada ou demorada. Conta-se a história de um imigrante que guardava as contas a pagar numa caixa de sapato, as contas a receber num gancho e o dinheiro na caixa registradora. “Não consigo compreender como consegue tocar seu negócio dessa maneira, como sabe quanto lucrou?”, comentou o filho. Replicou o pai: “filho, quando desci do navio, possuía apenas a roupa do corpo. Hoje, sua irmã é professora de artes, seu irmão é medico, e você, contador. Possuo um carro, uma casa e um bom negócio. Tudo pago. Assim, pois, some tudo, subtraia a roupa que eu usava e saberá meu lucro”.
Elementos de um bom orçamento
Os bons consultores financeiros explicam que todo bom orçamento conta com quatro elementos: primeiro, provisões para preenchimento de necessidades básicas, como alimentação, roupas, etc. Segundo, para manutenção da casa. Terceiro: para emergências, como poupança, seguro de saúde e de vida; e, quarto, para investimento seguro e programa de armazenamento.
Gostaria de comentar dois desses elementos. Nada parece tão certo na vida quanto o inesperado. Com os custos crescentes de atendimento medico, a única maneira de muitas famílias conseguirem enfrentar as despesas com acidentes, doenças ou de maternidade, particularmente em caso de parto prematuro, é o seguro saúde. O seguro de vida assegura a continuidade de rendimentos em caso de morte prematura do provedor. Toda família deveria ter um adequado seguro de vida e de saúde.
Uma vez preenchidas essas necessidades básicas, devemos ser frugais e poupar regularmente, a fim de acumular fundos para investimentos sem que antes hajam adquirido o hábito de economizar regularmente. Isto requer auto-disciplina e bom senso. Existem muitos meios de investimento. Meu único conselho: escolhei bem os corretores de investimentos. Assegurai-vos de que merecem vossa confiança, e se mantém um registro de investimentos bem sucedidos.
5. Ser honesto em todos os vossos assuntos financeiros
O ideal da integridade jamais cairá de moda. Aplica-se a tudo o que fazemos. Como lideres e membros da igreja devemos ser o protótipo da integridade.
Irmãos, procurei esboçar através desses cinco princípios o que se poderia chamar de um bom modelo de administração financeira e de recursos.
Tenho a esperança de que todos nós teremos benefício de sua aplicação. Presto testemunho de que são verdadeiros e que esta igreja e a obra em que estamos engajados também o são. Em nome de Jesus Cristo, Amém."

(Elder Nathan Eldon Tanner, 149a. Conferência Geral Semi-Anual - 6 out 1979, "Constancy Amid Change")